sábado, 16 de março de 2013

Moutinho: quantos jogos perdeu o FC Porto sem ele?


Médio ausente nos Barreiros, depois do clássico de Alvalade e Estoril


A resposta à pergunta do título é nenhum. 

MoutinhoJoão Moutinho estreou-se na Liga portuguesa a 23 de janeiro de 2005. Neste domingo, 17 de março de 2013, vai falhar a deslocação aos Barreiros, depois de ter perdido o clássico de Alvalade devido a lesão e também a receção ao Estoril. Algo raro na carreira no médio.

Observando a carreira do jogador no campeonato nacional, percebe-se que Moutinho perdeu apenas cinco jogos por questões físicas em mais de oito anos!

O Marítimo-F.C. Porto será o sexto.

O internacional português estreou-se na equipa principal do Sporting durante a temporada 2004/05.

Na época seguinte, fez os 34 jogos do campeonato, sem qualquer falha!

Essa foi a fase mais surpreendente de João Moutinho, pois cumpriu a totalidade dos encontros da Liga em 2005/06, falhou um por castigo em 2006/07 e voltou a fazer todos os jogos no campeonato de 2007/08.

A 14 de fevereiro de 2009, uma noticiada febre acabou por afastar o médio da visita ao Belenenses, na 18ª jornada da Liga 2008/09. Foi a primeira vez que o corpo cedeu, de alguma forma.

Até final da época, Moutinho falharia mais dois encontros, ambos por castigo. No total, 27 jogos.

Na época seguinte, mais um problema físico, desta vez queixas musculares após um jogo com o Everton, obrigando o internacional português a falhar a jornada 20, no dia 18/02/2010.

28 encontros disputados nessa Liga, com um castigo pelo meio.

João Moutinho seguiu entretanto para o F.C. Porto mas manteve a média alta de utilização na Liga. Completou 27 jogos na temporada 2010/11, falhando dois por castigo e mais um por lesão, após entrada dura de Nélson Oliveira, então no P. Ferreira.

Na temporada passada, com Vítor Pereira, o médio português subiu a fasquia para os 29 jogos, cumprindo castigo por acumulação de amarelos a meio da época.

Chegou então 2012/13 e a regularidade acentuada. 20 jogos em 20, antes de ver lesão muscular que o afastou da visita ao Estádio de Alvalade e da receção ao Estoril. Recuperou para o confronto com o Málaga, na Liga dos Campeões, mas voltou a ceder durante a partida. Ficou de fora dos convocados para a Madeira.

Ainda assim, a contabilidade das ausências do médio no FC Porto resume-se a seis: três por lesão, três por castigo. 

O saldo é simples: só por uma vez os dragões não venceram. Foi em Alvalade, precisamente na penúltima ronda. 

De resto, vitórias sobre o Rio Ave, na época passada, e sobre o Estoril, na presente; em 2010/11 triunfo sobre Portimonense (2-0) V. Setúbal (0-4) e Marítimo (0-2 ).

Agora, João Moutinho falha de novo a ida aos Barreiros devido a uma distensão muscular na face posterior da coxa direita.

in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: