sexta-feira, 6 de março de 2015

Sp. Braga vs. FC Porto. Quem vai meter a sexta?

As duas equipas andam de braço dado com a vitória há cinco encontros seguidos e abrem hoje a 24.ª jornada

Sporting em casa e depois Sp. Braga fora. Quantas vezes o sorteio obriga o FC Porto a esta dupla sessão em 80 anos de liga? Seis.E qual a taxa de aproveitamento? Só duas vezes o FCP ganha os dois jogos, curiosamente em épocas em que o Benfica é campeão nacional.

A primeira vez é em 1976-77, na era José Maria Pedroto, com 4-1 ao Sporting (o tal hat-trick de Oliveira, o último num clássico antes de Tello este domingo) e 3-0 em Braga (mais um golo de Oliveira e dois de Gomes). Na jornada seguinte, o Estoril trava o FCP nas Antas (0-0) – à atenção do Arouca, que também equipa de amarelo.

Exactamente dez anos depois, repete--se a façanha, com 2-0 nas Antas (bis de Gomes) e 1-0 em Braga, cortesia Futre, na época em que o FCP de Artur Jorge se desleixa no campeonato para se concentrar na Taça dos Campeões, conquistada com brilhantismo na tal final de Viena com o Bayern (2-1).

De resto, o FC Porto tropeça aqui ou ali, tal qual a última situação, no ano do tetra em 1998: um e um com oSporting (Oceano, de penálti, e Jardel) mais 2-1 em Braga (bis de Jardel). Uma vez até nem ganha a um ou a outro: 1-0 do Sporting e 1-1 em Braga em 1969-70.

Com o claríssimo 3-0 aoSporting na quinta vitória seguida da liga (recorde pessoal da época igualado) e sem sofrer golos há cinco jogos e meio (desde aquele 1-0 de Bruno Gallo nos Barreiros), o FC Porto avança agora para Braga, um terreno hostil a avaliar pelos incidentes a 21 de Janeiro para a fase de grupos da Taça da Liga: penálti inexistente para o FC Porto, expulsão de Reyes, expulsão de Evandro, penálti inexistente para o Sp. Braga e o caldo entornado.

Confusões (e Taça da Liga) à parte, o FC Porto até se dá bem em Braga com cinco vitórias seguidas – o último deslize data de Setembro de 2009 e tem o carimbo de Alan (69’). Portanto, o FC Porto tem cinco vitórias seguidas na liga 2014-15 e cinco vitórias seguidas no AXA.

Mais algum cinco? Sim, o Sp. Braga não quer fugir à temática e também inscreve o número cinco, o de vitórias seguidas no actual campeonato desde o 1-0 no Bessa. Huummm, algo nos diz que um deles vai quebrar. Ou então os dois, em caso de empate, algo jamais visto para aqueles lados desde o 0-0 em Setembro de 2005.

Se porventura lembrarmos o 2-1 do Sp. Braga ao Benfica em Outubro, então aí é que está garantida a expectativa e cresce a emoção. Anão perder.

Sp. Braga-FC Porto às 20h30 na SportTV 1

in "ionline.pt"

Sem comentários: