terça-feira, 7 de agosto de 2012

Mão cheia de dispensados no F.C. Porto: o que fazer deles?

Cinco atletas sem saber o que o futuro lhes reserva

A listagem oficial, ainda que preliminar, do plantel do F.C. Porto não os contempla. Rafael Bracali, David Addy, Sapunaru, Fernando Belluschi e Ukra passam os dias embargados na dúvida. Sem espaço nos campeões nacionais, o que se segue?

É verdade que o fecho do mercado está projetado apenas para o final de agosto. Há um espaço de tempo razoável para que todos estes dossiers sejam harmoniosamente definidos, para bem do clube e dos atletas.

Caso a caso, aqui fica a análise do Maisfutebol.

Rafael Bracali
Será, porventura, a maior surpresa neste grupo de excedentários. Tem 31 anos, contrato até 2013 e demasiada concorrência na luta pela baliza. Vítor Pereira afirmou contar com ele, talvez numa exteriorização de boas intenções. Apenas isso, porém. Minutos antes, o brasileiro ficara de fora na apresentação aos adeptos. O azar de Bracali chama-se Fabiano Freitas. Poucos acreditariam que o gigante ex-Olhanense mostrasse tamanha capacidade logo nas primeiras semanas de dragão ao peito.

2011/12: 7 presenças em jogos oficiais no F.C. Porto

Fernando Belluschi
O F.C. Porto pede à volta 3,5 milhões de euros pelo seu passe (50% na posse do clube). Treina diariamente à parte com os restantes ostracizados e aguarda por um novo desafio na Europa. Cedido em janeiro ao Génova, Belluschi deixou uma margem de simpatia apreciável junto dos adeptos do F.C. Porto, mas nunca aparentou convencer o treinador Vítor Pereira. O empresário Alberto Meo tem-se mantido incontactável, a mãe, Sílvia Belluschi, diz ao Maisfutebol que o desejo maior é «voltar a Itália», visto que as portas no F.C. Porto «estão fechadas». O argentino estará, de resto, «magoado» com os dragões.

2011/12: 26 jogos, 1 golo no F.C. Porto; 14 jogos e 1 golo no Génova

David Addy
As opções do lateral esquerdo ganês no F.C. Porto esgotam-se. Época após época é notória a falta de entusiasmo dos responsáveis pelo valor do atleta de 22 anos. A interrogação sobre Alvaro Pereira e a presença de Alex Sandro nos Jogos Olímpicos prometiam-lhe mundos e fundos, mas uma lesão arruinou-lhe as esperanças. O contrato estende-se até junho de 2013 e Olhão pode ser a próxima paragem. O agente Patrick Mork, contactado pelo Maisfutebol, não se alongou em comentários. «Não sei o que o clube pretende dele. Esta é uma época importante para o Addy, ele tem de jogar. Olhanense? Não fui informado dessa possibilidade».

2011/12: 25 jogos e 1 golo no Panetolikos

Sapunaru
Miguel Lopes e Danilo são as preferências de Vítor Pereira e da SAD portista para a posição de lateral direito. Sem representante oficial, Sapunaru trabalha à parte do plantel diariamente, enquanto aguarda por uma boa notícia. Possui mais uma temporada de ligação e uma cláusula de rescisão no valor de 25 milhões de euros. O clube vê com bons olhos uma transferência entre os 4 e 5 milhões de euros. Já foi associado ao Inter e ao Saragoça. As conversas não avançaram.

2011/12: 21 jogos oficiais e 2 golos no F.C.Porto

Ukra
Ligado ao F.C. Porto até 2014, Ukra é o típico caso de afirmação eternamente adiada. Teve algumas oportunidades no reinado de Villas-Boas, lesionou-se e mudou-se para o Sp. Braga. Após uma série de boas indicações, voltou a magoar-se e a perder fôlego na carreira. Representado por Jorge Mendes, é fortemente desejado por Sérgio Conceição no Olhanense. Foi no Algarve, de resto, que começou a aparecer ao primeiro nível. Para já, aos 24 anos, trabalha nas instalações dos dragões, separado do grupo principal.

2011/12: 9 jogos oficiais e 2 golos no Sp. Braga  

A treinar à parte: Belluschi «magoado com o F.C. Porto»

O dia-a-dia de angústia explicado pela voz da mãe ao Maisfutebol; pai viajou para o Porto de forma a fortalecer o apoio familiar

O sol e o apoio familiar atenuam a desilusão de Fernando Belluschi. Sem lugar no plantel do F.C. Porto, o argentino engana a frustração com os treinos no Olival - sempre em horários contrários aos do grupo principal -, a presença do pai, da noiva e da filha.

Ao longe continua a mãe, Sílvia Belluschi. Preocupada e expectante relativamente ao futuro do filho, como qualquer outra boa mãe estaria. «Acabei de falar com o Fernando [Belluschi] ao telefone. Ele está tranquilo, mas dececionado e triste por não estar a jogar», desabafa ao Maisfutebol, também curiosa sobre as notícias mais recentes.

«Ele para a Argentina não virá, seguramente. Há muitos aspetos a considerar, até o económico. O Fernando gostou de jogar e viver em Itália e gostava de lá voltar. Ele tem pessoas a tratar-lhe de tudo e seguramente vão encontrar uma boa solução».

Para a dona Sílvia só as opções técnicas de Vítor Pereira são incompreensíveis. «O meu filho continua a ser jogador do F.C. Porto. O treinador não o quer, enfim. Não está contente com isso, pois sempre deu tudo pelo clube e nunca foi conflituoso. A decisão é apenas do clube. Já se sabe que no futebol o que menos importa é o bem-estar do ser humano».

Em jeito de despedida, e sem mais informações ao dispor, a mãe de Belluschi deixa fugir mais algumas palavras que lhe estavam engasgadas.

«O Fernando está magoado, sente que não merece isto. O meu marido está aí no Porto e diz-me que toda a gente pergunta por que não está no plantel do F.C. Porto. Nós também não sabemos».

O nosso jornal ligou várias vezes ao longo do dia ao empresário de Fernando Belluschi, Alberto Meo, mas este manteve-se incontactável. 

 

in "maisfutebol.iol.pt"

1 comentário:

dragao vila pouca disse...

Ungaro, mãe é mãe, mas alguém devia explicar à senhora que o comportamento do filho em alguns jogos da época passada, junto com querer jogar sempre e nunca sair, não deixaram outra alternativa. Pois, se arrependimento matasse...

Abraço