domingo, 18 de março de 2012

Baliza pertence a Bracali

Depois de uma grande exibição na Choupana, onde foi decisivo para a conquista dos três pontos, Helton poderá ficar de fora dos convocados para o clássico de terça-feira, com o Benfica. Bracali será, por isso, o titular no Estádio da Luz. A decisão est á tomada e é em nome da coerência, mas também na confiança que Vítor Pereira tem no número dois da hierarquia dos guarda-redes portistas.
Bracali foi o titular nas três partidas anteriores da Taça da Liga, assim como nas duas da Taça de Portugal, porque é tradição nos dragões - e também noutras equipas - entregar a baliza nestas provas ao habitual suplente. O facto de se tratar de um clássico, disputado em casa do arquirrival, não altera esta filosofia e muito menos a confiança do treinador em Bracali.
Proveniente do Nacional - chegou a custo zero por estar em final de contrato -, Bracali foi contratado para ser o número dois de Helton, o que levou Beto a solicitar o empréstimo para o Cluj. Bracali já sabia que aceitando o FC Porto - tinha várias propostas em carteira - seriam grandes as dificuldades para jogar com regularidade. Como se tem verificado, aliás.
Na prática, teve de esperar mais de dois meses após o início oficial da temporada para se estrear entre os postes. Foi na goleada ao modesto Pêro Pinheiro (8-0), numa partida em que até foi substituído aos 81' porque Vítor Pereira decidiu premiar Kadú com alguns minutos. Seguiu-se, em novembro, o pesadelo em Coimbra, com o afastamento da Taça de Portugal, o que lhe deixou apenas a Taça da Liga para somar minutos.
Voltando a Helton, os convocados só serão divulgados amanhã, mas o mais certo é que o número 1 do FC Porto fique em casa. Pelo menos, foi isso que aconteceu em todos os outros jogos em que Bracali assumiu a titularidade, e foram cinco no total. A confirmar-se, Kadú será o guarda-redes suplente na Luz.

Já empatou duas vezes na Luz


O Estádio da Luz não suscita grandes recordações a Bracali. Na verdade, sofreu lá uma das piores, senão a pior, derrotas da sua carreira, quando o Nacional foi goleado por 6-1, em 2009/10. Em cinco visitas ao serviço dos insulares ao campo do Benfica, o guarda-redes sofreu três desaires, mas conseguiu empatar por duas vezes, sem consentir golos (2007/08 e 2008/09). Em ambos os casos, jogos do campeonato. Bracali já jogou na Luz para a Taça da Liga e perdeu por 1-0, com um golo de Saviola. O argentino já lhe marcou por três vezes, mas é Cardozo quem lhe tira o sono, com cinco remates certeiros às suas redes.


Varela na calha para a Luz e Fernando só para a Liga


A gestão do plantel e dos jogadores disponíveis para as meias-finais da Taça da Liga com o Benfica continuam na ordem do dia e se a baixa de Fernando é um dado praticamente adquirido, o inverso deverá suceder com Varela. O extremo vinha desenvolvendo treino condicionado na semana passada, mas já deverá reunir condições para regressar às opções neste encontro.
Com a recuperação de Fernando praticamente fora das expetativas para a deslocação à Luz, Vítor Pereira deverá voltar a montar o onze sem o brasileiro. Aliás, desde que está em Portugal, este será o primeiro clássico com o Benfica que o Polvo vai falhar. Até aqui, Fernando esteve em todos os jogos com os encarnados, o que comprova a sua importância em campo nestes duelos com o maior rival do FC Porto. Vítor Pereira só tem duas alternativas, ou seja, apostar no mesmo tridente que alinhou contra o Nacional, na Choupana, ou adaptar um jogador nas funções de médio-defensivo, o que aparece como pouco provável.
Mas se as opções no meio-campo continuam restritas, o mesmo não se poderá dizer do ataque já que, para além de Hulk - cumpriu suspensão contra o Nacional - a reintegração de Varela devolve ao técnico azul e branco uma das suas peças mais em forma desde o início do ano. Para comprovar isso basta constatar que o internacional português vinha sendo titular nos últimos nove encontros, até se lesionar no Dragão, contra o Feirense.
Com Hulk e a confirmar-se o regresso de Varela, as asas do FC Porto na Luz poderão ser totalmente diferentes das que Vítor Pereira pôs a jogar na Madeira.
Tão importante como isso será o facto de o técnico dispor de um leque de opções mais alargado para este encontro, que também lhe pode permitir gerir outras questões tendo em conta a sua grande prioridade: o campeonato.


Contem com Hulk no clássico da luz


Hulk regressa fresquinho para o clássico da Luz, após cumprir castigo na sequência do quinto cartão amarelo visto contra a Académica. O brasileiro acabou poupado à deslocação do FC Porto à Madeira para defrontar o Nacional e perfila-se como uma das armas mais fortes de Vítor Pereira para este encontro das meias-finais da Taça da Liga. Não tivesse o Incrível cumprido castigo contra os madeirenses e o contexto poderia ser bem diferente para Hulk, um dos jogadores mais utilizados por Vítor Pereira esta temporada e passível, portanto, de ser poupado. Mas depois de ter "descansado" contra o Nacional, é muito pouco provável que fique de fora por opção, deduzindo-se que o jogo da Luz marcará o seu regresso à competição. No último clássico, Hulk disparou um "míssil" a 108 km/h, pelo que será certamente o inimigo público número um neste encontro.


À espreita por um lugar


Sapunaru


O defesa romeno já estava recuperado para a Madeira, mas Vítor Pereira preferiu desviar Maicon para a sua posição. Mas com a Taça da Liga e o jogo na Luz, o romeno pode alimentar esperanças de um regresso à equipa, se o técnico quiser dar mais consistência no eixo alinhando Maicon ao lado de Rolando.

Alex Sandro


O brasileiro entrou bem na Choupana, estreou-se a marcar e reforçou a confiança, pelo que este pode ser o timing certo para o colocar no onze e ajudá-lo a manter-se na curva ascendente. Por outro lado, a opção por Alex Sandro para a defesa poderia permitir o descanso de Álvaro Pereira, um dos mais utilizados do plantel.

Mangala


Com Otamendi numa fase menos boa, Mangala surge bem colocado para aspirar à titularidade. O central está recuperado da lesão sofrida contra o Manchester City, conforme ficou comprovado na Madeira, e até poderia fazer dupla com Maicon, que cumprirá suspensão a seguir, dando descanso a Rolando.

Kléber


Se o seu espaço na equipa já era assunto de discussão antes da chegada de Janko, com o austríaco no plantel, a questão ganhou contornos definitivos. Mas no contexto da Taça da Liga, Kléber volta a poder aspirar a uma oportunidade, até porque Janko foi um dos jogadores mais solicitados das últimas semanas.


Outros clássicos na Taça da Liga


Na capital de comboio


sporting 4
FC Porto 1
Meias-finais 2008/09

O FC Porto chegou a ameaçar com falta de comparência, mas acabou por ir a Lisboa... de comboio e no próprio dia do jogo. Jesualdo poupou toda a equipa e levou os menos utilizados e alguns juniores porque dias depois jogava com o Benfica para o campeonato. Tarik ainda abriu o marcador.

Duas baixas importantes


Benfica 3
FC Porto 0
Final 2009/10

Jesualdo Ferreira manteve Nuno na baliza, mas teve de improvisar no ataque devido ao castigo de Hulk - ainda o caso do túnel - e a grave lesão de Varela no último treino antes do clássico. Fernando jogou, mas tinha estado parado bastante tempo, tal como Fucile, que entrou ao intervalo.


3 questões


Francisco Chaló, Treinador do Penafiel


"A posição seis condiciona jogo"


1
Acha que o tridente do meio-campo constituído por Defour, Moutinho e Lucho resultou contra o Nacional?

Foi mais do que evidente que demonstrou haver falta de rotinas de jogo e dos princípios próprios do FC Porto. Defour não é um seis. A jogar nessa posição fica arredado daquilo que são as suas qualidades. Nesta equipa falar do seis é estarmos a falar de uma posição charneira, a partir da qual todo o jogo do FC Porto é condicionado e percebeu-se claramente que não era a mesma coisa.

2
Um jogador com o perfil de Fernando faz falta para o clássico?

É importante sublinhar, se calhar, que no contexto atual e tratando-se de um jogo da Taça da Liga, talvez esta seja uma oportunidade para procurar otimizar uma alternativa para a posição. Pela lógica Fernando poderá ser poupado e concluir a sua recuperação para regressar em jogos do campeonato, que devem ser a prioridade de Vítor Pereira por esta altura. Mas é claro que um jogador como o Fernando faz sempre falta e ainda para mais numa equipa rotinada com ele.

3
Acha que a gestão do meio-campo está a ser bem feita?

Antes de mais nada convém sublinhar que quem trabalha diariamente com os jogadores saberá melhor o que pode fazer. Agora, o plantel do FC Porto tem de arranjar soluções para colmatar algumas ausências. Olhando para o atual meio-campo, porque não puxar Moutinho para a posição seis, que ele conhece, e colocar Defour noutras funções?

in "ojogo.pt"

Sem comentários: