sábado, 19 de fevereiro de 2011

O melhor ataque é a defesa

Costuma dizer-se que a melhor defesa é o ataque, mas, no caso do FC Porto, bem que se pode acrescentar que o melhor do ataque também pode estar na defesa. Para provar a teoria há o golo de Rolando em Sevilha, mas também os de Otamendi em Braga. Numa semana que ofereceu dois desafios complicados ao FC Porto, as vitórias começaram a ser construídas com golos daqueles que, por norma, estão lá para os evitar - no caso de Braga, começou e até acabou, uma vez que o argentino bisou.

Isto tudo para dizer que, com André Villas-Boas, os defesas do FC Porto marcam mais. Esta época, já foram 11 golos, com Otamendi a surgir, surpreendentemente, como o mais goleador entre os defesas, com cinco, depois de ter apontado apenas um nos dois anos que passou no Vélez Sársfield - sim, leu bem, apenas um (!). Um mistério difícil de explicar. Já agora, anuncie-se os restantes goleadores da defesa ao longo desta época: Rolando (3), Rafa (2) e Álvaro Pereira (1).

Para se perceber melhor a dimensão desta curiosidade, importa ainda compará-la com o passado. Esta temporada, apesar de ainda estar longe de terminar, é já a terceira melhor deste século neste particular, numa tendência que tem vindo a crescer ao longo dos últimos três anos. Depois dos 12 marcados em 2008/09, seguiram-se os 15 de 2009/10, com ambas as épocas a terem um denominador comum: Bruno Alves. O antigo capitão portista apontou 13 golos nos dois últimos anos - alguns deles de livre directo -, seguindo-se Rolando, com 10.

Este ano, o título de melhor marcador da defesa tem outro dono, Otamendi, goleador de uma defesa que também não esquece o seu principal papel: é a defesa menos batida dos campeonatos europeus.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: