quinta-feira, 4 de novembro de 2010

F. C. Porto e Villas-Boas procuram feito inédito na Europa

André Villas-Boas tem a oportunidade de fazer o dois em um. Uma vitória frente ao Besiktas hoje (20.05 horas, SIC), quinta-feira, garante o apuramento do F. C. Porto para os 16 avos-de-final da Liga Europa e coloca o nome do técnico na história. Seis triunfos internacionais consecutivos é registo inédito.

O treinador do F. C. Porto tem vindo a garantir recordes sucessivos na folha de serviços e prepara-se para mais um feito assinalável. A vitória no terreno do Besiktas (3-1), há duas semanas, permitiu-lhe atingir a marca de cinco triunfos consecutivos nas competições europeias, ultrapassando o registo de quatro êxitos averbados por António Oliveira, em 1996/97.

Mas esta noite, precisamente diante do conjunto turco (20.05 horas, SIC, no Dragão), o jovem treinador tem a oportunidade de garantir uma nova marca. Que nunca ninguém alcançou na história do clube. Garantir seis vitórias consecutivas nas provas internacionais, um número interessante e que reflecte o excelente momento de forma dos portistas, uma das cinco equipas sem derrotas na Liga Europa, a par do Sporting, CSKA de Moscovo, Zenit e Estugarda.

Neste momento, o F. C. Porto de André Villas-Boas já igualou a proeza alcançada na recta final da época 1986/87 e no início da seguinte, quando os dragões garantiram cinco triunfos seguidos. O treinador Artur Jorge abriu o caminho do sucesso ao alcançar três êxitos europeus de rajada: duas vitórias sobre o Dínamo de Kiev, ambas por 2-1, e sobre o Bayern de Munique, pelo mesmo resultado, esta na final da Taça dos Campeões Europeus. Na temporada seguinte, Tomislav Ivic somou dois triunfos diante do Vardar, ambos por 3-0. Mas, depois, a equipa caiu diante do Real Madrid (1-2), curiosamente num jogo disputado em Valência. Agora, a sexta está a uma distância de um jogo.

Esta noite, o técnico portista também procura moralizar as tropas na antecâmara da recepção ao Benfica, o grande jogo do campeonato disputado no domingo, e que pode marcar diferenças significativas na questão do título nacional. Além disso, o apuramento para os 16 avos-de-final da Liga Europa é mais um dado a sublinhar importância ao encontro com o Besiktas, pois Villas-Boas quer garantir a passagem já hoje. Sem demoras.

in "jn.pt"

Sem comentários: