sábado, 3 de agosto de 2013

Galatasaray-F.C. Porto, 1-0 (crónica)

Primeira derrota, num jogo assombrado pelo fantasma das grandes penalidades

Mudou a época, o treinador, mas há fantasmas que permanecem. O F.C. Porto sofreu este sábado, frente ao Galatasaray, na Emirates Cup, a primeira derrota da pré-temporada, num jogo que foi decidido por três grandes penalidades: uma convertida pela equipa turca e duas falhadas pelos dragões.


A uma semana da supertaça, e com dois jogos seguidos (Galatasaray e Nápoles), Paulo Fonseca tem que gerir o plantel. De fora deixou Otamendi, Fucile, Herrera e Quintero. No banco ficaram jogadores como Fernando e Iturbe, para as entradas de Defour e Kelvin.

O F.C. Porto esteve mais dominador na primeira parte e mostrou uma equipa organizada em termos defensivos, e com um meio campo que reflete o que Paulo Fonseca quer impor à equipa: a bola sempre em movimento. Kelvin, Jackson e Varela, com ajuda de trás de Danilo e Lucho, constituíram um ataque que ameaçou por várias vezes a baliza de Muslera.

Aos 18 minutos, Varela foi travado em falta na área e o árbitro assinalou grande penalidade. Na conversão, Jackson Martinez, que na época passada teve um mau momento por falhar a conversão de penalties, rematou à figura, de forma fraca e denunciada, para a defesa de Muslera.

Até ao final da primeira parte, o F.C. Porto ainda teve oportunidade de chegar ao golo, mas Muslera esteve sempre no caminho da bola. Do outro lado, só Drogba deu alguns problemas à defesa portista, mas Fabiano conseguiu resolver sem problemas.

Na segunda parte foi o Galatasaray a mandar no jogo, perante um F.C. Porto apagado, e começou o duelo entre Fabiano e Drogba, com o guarda-redes portista a brilhar e a conseguir defender todos os remates perigosos do avançado do Galatasaray.

Fabiano esteve em todo o lado, ou quase. Só não conseguiu defender a grande penalidade de Felipe Melo. Após uma falta de Mangala na área, o brasileiro foi chamado a converter e, depois de deixar Fabiano escolher o lado, rematou certeiro para o lado oposto. Estava feito o 1-0.

Mas logo a seguir (aos 77 minutos), mais uma grande penalidade a favor o F.C. Porto dava esperança aos dragões em chegar à igualdade. Lucho foi chamado a bater e a bola passou por cima da baliza de Muslera. O capitão do F.C. Porto volta assim a falhar um penalty, tal como tinha acontecido na época passada.

Até ao final, as substituições quebraram o ritmo do jogo. Defour, Danilo e Jackson ainda tentaram o remate, mas Muslera estava sempre lá e o resultado não se alterou.

in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: