sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

CAN 2012: Djalma é uma das «certezas»

Liga portuguesa só deve dar três futebolistas à maior prova do continente africano


Vários africanos de vários campeonatos vão rumar ao Gabão e à Guiné-Equatorial, para disputar a CAN 2012. A Taça Africana das Nações, normalmente, «rouba» alguns jogadores à liga portuguesa, embora a próxima edição deva ter um número muito reduzido de representantes do nosso campeonato.

Djalma é um deles. O extremo do FC Porto vai estar na prova, já que tem sido presença regular na selecção angolana. Tal como Mateus, do Nacional da Madeira. Salvo algum contratempo de última hora, ambos devem fazer parte do grupo dos Palancas Negras que irá medir forças, na primeira fase, com Costa do Marfim, Burkina Faso e Sudão.

A terceira certeza é Djamal. O médio do Sp. Braga deve ser um dos convocados da Líbia e, por isso, vai perder alguns dos jogos dos minhotos. 

A Líbia tem pela frente a Guiné-Equatorial, Zâmbia e Senegal. Neste grupo, há selecções que têm futebolistas elegíveis em Portugal. Javier Balboa é um deles, internacional pela selecção anfitriã. Habib (Académica) e Yero (Gil Vicente) são senegaleses, mas não é previsível que sejam convocados para o certame continental. O mesmo acontece com o «estudante» Sissoko (Costa do Marfim).

Benachour é internacional pela Tunísia, mas não tem sido titular no Marítimo. Por isso, terá de aproveitar ao máximo as oportunidades que Pedro Martins lhe dá, como a possível titularidade no Dragão, neste sábado, para convencer o seleccionador da Tunísia.

Em Guimarães há três seleccionáveis: El Adoua e Faouzi, por Marrocos; NDiaye pelo Mali. Siaka Bamba é costa-marfinense, mas não é de todo expectável que seja chamado. Quem já sabe que fica de fora é Christian Atsu. O Gana já divulgou a convocatória e o nome do extremo do Rio Ave não faz parte dela.

O CAN 2012 tem lugar entre 21 de Janeiro e 12 de Fevereiro.

in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: