sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Vitor Pereira: "Vantagem será só psicológica"

O jogo com o Marítimo é para ganhar, disso Vítor Pereira não deixou dúvidas, ao mesmo tempo que reconheceu poder ser uma vantagem relativa defrontar uma equipa madeirense desfalcada do seu meio-campo titular. Mas independentemente do resultado do jogo de amanhã, a verdade é que o técnico não acredita que ele se transforme no início do que quer que seja quanto à luta pelo título. Vítor Pereira acredita mais na consistência e na regularidade do que num passo em falso de qualquer um dos concorrentes, argumentando que os pontos que se ganham hoje de nada valem no caso de não terem sequência nos jogos seguintes.


Tendo em conta o jogo com o Marítimo e a luta pelo título com o Benfica, o que é que acha que pode fazer a diferença? O primeiro a descolar do outro na liderança do campeonato?

Haverá muito mais jogos pela frente. Acredito mais na regularidade e na consistência. Perspectivei no início da época que seria um campeonato diferente do ano passado e disputado até ao limite, e acredito que será assim até ao fim. O Sporting também está bem e está na luta; o Braga também, portanto vamos continuar a ter um campeonato onde fará a diferença quem for mais consistente, quem conseguir ter o melhor nível nos jogos todos, e não será o próximo jogo, nem uma vantagem que se possa ganhar, que vai decidir o que quer que seja. Podemos conseguir uma vantagem psicológica, no caso de ganharmos alguns pontos relativamente ao nosso concorrente directo, mas se não se corresponder no jogo seguinte, eles não servirão de nada. O campeonato será disputado e complicado, e temos de estar todos preparados para lutar até ao fim.

Que dificuldades espera do Marítimo?

Estão a fazer um belíssimo campeonato. São uma equipa bem organizada e de qualidade, que tem provado a sua competência, e de certeza que vêm ao Dragão dar sequência às boas exibições. Portanto, vai ser uma equipa difícil, mas contra a qual só nos interessa a vitória, porque queremos continuar na frente.

Será necessário um FC Porto melhor do que aquele que se viu em Aveiro?

Não lhe consigo dar essa resposta. A única coisa que sei dizer é que o FC Porto dos últimos quatro jogos se tem revelado uma equipa consistente, com qualidade de jogo, e é esse FC Porto que eu espero ver sábado [amanhã], para vencer.

O Marítimo apresenta-se no Dragão sem o seu meio-campo titular, depois da onda de cartões amarelos vistos contra o Benfica. Isso pode facilitar a vida ao FC Porto?

Teoricamente, sim. Os jogadores que ficam de fora são os que têm jogado sempre e que têm mais ritmo competitivo; agora, os que vão entrar também têm qualidade, porque o Marítimo tem um plantel forte. Vão aparecer com jogadores que procuram uma oportunidade e que de certeza são ambiciosos, e não há nada melhor do que chegar ao Dragão e jogar contra o FC Porto para aproveitar a oportunidade. Agora, não sei se o Marítimo será mais ou menos forte do que o costume, porque isso tem a ver com o treinador deles. Em termos teóricos, podemos perspectivar que será mais fácil, mas não sei.


James tem outras funções

A pergunta começou por Maicon e pela insistência na sua adaptação ao lado direito da defesa, mas Vítor Pereira extravasou para outros casos individuais que têm interferido na dinâmica da equipa nos últimos encontros, abordando até o caso de James, também ele com funções diferentes no colectivo. "Podemos dizer que ele é extremo, mas vemos James, na maior parte das vezes, no corredor central", observou. Mas o colombiano não é um caso único: "Quando me falam de Maicon a lateral-direito, também posso falar de Hulk a ponta-de-lança. A minha preocupação é encontrar uma dinâmica que resulte, e isso é que é fundamental; uma dinâmica ofensiva, com equilíbrios proporcionais ao que pretendemos do ponto de vista defensivo. Se Hulk é ponta-de-lança ou extremo? O que eu quero é que ele jogue com liberdade total, aparecendo à direita ou no meio." Nesta perspectiva, percebe-se melhor a confiança que mantém em Maicon como lateral-direito, apesar da disponibilidade de Sapunaru e Fucile. "Maicon é central, mas se eu considerar que ele me equilibra a equipa e que me dá aquilo que eu pretendo em termos da dinâmica que quero implantar, isso é que me preocupa", argumentou, virando de seguida a resposta para uma abordagem global daquilo que pretende para a sua equipa: "Treinar é encontrar uma dinâmica colectiva, em que aquilo que é individual se vai potenciando no colectivo. Muitas vezes falam na estrutura, dizem que não é fundamental; mas fundamental é a dinâmica que ela tem. O que eu quero é uma dinâmica colectiva em que os jogadores consigam potenciar toda a sua qualidade. Depois se é com um ou com outro, se é numa estrutura, se é noutra, isso é a minha ideia de futebol e tenho confiança total nela, e temos vindo a provar nos últimos jogos que temos estado a percorrer o caminho certo."


"Sentimos a equipa confiante e segura"

Djalma disse que o FC Porto já encontrou a estabilidade que procurava. Isso também vai ao encontro da impressão que tem?

Sentimos que podemos e devemos evoluir para um jogo de maior qualidade ainda, mas pelo menos sentimos a equipa confiante, segura, com exibições consistentes, e esperamos dar sequência a essa melhoria já neste jogo, sabendo que será complicado. Queremos oferecer um bom jogo aos nossos adeptos, porque eles merecem. Não esqueço o jogo com o Zenit, onde não conseguimos os nossos objectivos, mas no qual tivemos sempre os adeptos connosco. É com esse apoio que esperamos ter deles que confiamos poder proporcionar um bom jogo amanhã, no Dragão.


PERGUNTA O JOGO

Discussão com Rodríguez: "É bom que haja diálogo"

Cristian Rodríguez admitiu esta semana, à Imprensa uruguaia, que tinha tido uma discussão consigo. Quer comentar?

É bom sinal que haja diálogo, que se façam esclarecimentos. Rodríguez não está acomodado à sua situação, não está satisfeito, quer dar mais. Eu quero o melhor para a equipa, mas ele sabe perfeitamente aquilo que pretendo dele. Neste momento, ele está a trabalhar com qualidade e é opção como os outros.


"Contarei com Walter quando ele voltar"

Walter não treina há três dias por questões pessoais, mas o técnico diz que conta com ele. "Neste momento não está a treinar, por isso não conta. Contarei com Walter, quando ele voltar a treinar ao nível dos outros. Conto com todos os que treinem ao nível da exigência que eu quero impor nesta equipa", frisou. Em relação ao mercado, Vítor Pereira foi claro: "A garantia que eu tenho do presidente e da administração é que não saem jogadores nucleares ou que eu considere fundamentais."

in "ojogo.pt"

Sem comentários: