quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Aumentar a rotação e evitar derrapagens (20h45 horas SIC)

Pinto da Costa disse há alguns dias que não se importava de perder todos os jogos da Taça da Liga, mas provavelmente prefere ganhá-los. Aliás, depois da derrota na primeira jornada da prova frente ao Nacional, o FC Porto precisa de vencer todos os jogos para garantir que se mantém na discussão pelo troféu até ao fim, a começar pela partida desta noite frente ao Beira-Mar.
Ora, apesar disso, não é menos verdade que a Taça da Liga está no fundo da lista de prioridades dos portistas, bem atrás do campeonato, da Liga Europa e da Taça de Portugal, o que, de resto, justifica a rotação que André Villas-Boas aproveitará para fazer esta noite, poupando os jogadores mais utilizados do plantel para o jogo com o... Beira-Mar. No sábado há novo confronto com a equipa de Leonardo Jardim, em Aveiro, a contar para o campeonato e essa é a prioridade tanto dos portistas como dos aveirenses, que também se devem apresentar no Dragão longe da máxima força.
Nos portistas, as mudanças deverão atingir todos os sectores da equipa, desde a baliza, onde deverá jogar Kieszek, até à defesa, que registará o regresso de Rafa, passando pelo meio-campo e pelo ataque, onde se aguarda a presença de Walter na posição de ponta-de-lança. Apesar de pouco utilizado, o brasileiro tem merecido elogios de André Villas-Boas, que não se cansa de sublinhar a eficácia do ponta-de-lança contratado no Verão. Uma eficácia que será testada esta noite e que se poderá revelar fundamental para as contas finais do Grupo A. Afinal, o primeiro critério de desempate da prova é a diferença entre golos marcados e golos sofridos e, para já, o saldo é negativo para os portistas...

Rolando e Sapunaru poupados para Aveiro

Taça da Liga é sinónimo de oportunidade para os menos utilizados e, por inerência, de descanso para alguns habituais. Desta vez, Villas-Boas optou por dar folga extra a Rolando - que é o jogador com mais minutos (2340) do plantel - e a Sapunaru, poupando-os assim para o segundo jogo com o adversário desta noite, o Beira-Mar. No sábado, o FC Porto desloca-se a Aveiro, para a Liga, e ambos devem recuperar os respectivos lugares no onze.
Estes dois jogadores estarão na plateia do Dragão, mas há mais elementos que também entram nos planos de gestão do técnico e que vão para o banco de suplentes, para precaver qualquer eventualidade. Casos de Helton, Belluschi, Varela e Guarín.
De fora dos eleitos ficaram ainda Cristian Rodríguez, Beto, Álvaro Pereira e Falcao, todos por razões médicas. Os dois primeiros, contudo, estão muito perto do regresso às opções. O que pode acontecer já no próximo jogo.

Fim do ciclo de cinco jogos seguidos

Hoje à noite, o FC Porto põe um ponto final no ciclo de cinco jogos consecutivos disputados no Estádio do Dragão (Nacional, Marítimo, Pinhalnovense, Naval e Beira-Mar). No sábado, já a contar para o campeonato, a equipa de Villas-Boas desloca-se a Aveiro para defrontar novamente o Beira-Mar, naquele que será o primeiro jogo de 2011 fora de casa. Mas Janeiro não termina sem mais um jogo em casa: de hoje a oito, o FC Porto recebe o Nacional (jogo antecipado da 20ª jornada).

in "ojogo.pt"

2 comentários:

Dragus Invictus disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Hoje o jogo vai ficar condicionado pelo resultado que o Nacional obter diante do Gil Vicente às 16h00.

Se o Nacional vencer, o Porto tem de marcar muitos golos nestas duas jornadas, pois o critério de desempate, não é o confronto directo, mas sim a diferença entre golos marcados e sofridos, e esperar que o Nacional perca o jogo da 3º. jornada em Aveiro e nós vençamos em Barcelos.

Logo os jogadores menos utilizados vão ter oportunidade de mostrar a Villas-Boas que podem contar com eles

Abraço

Paulo

http://pronunciadodragao.blogspot.com