sábado, 5 de janeiro de 2013

FC Porto-Nacional (antevisão): previsível ou nem por isso?


Por muito que se sopre a pressão para o futuro, o clássico de dia 13 de janeiro já povoa as cabeças de portistas e benfiquistas. Não podia ser de outra forma numa Liga partida em duas; a dos dois da frente e a dos outros todos. Ainda assim, numa coisa Vítor Pereira e todos os elementos que vão a jogo no Estádio da Luz de este domingo a oito têm razão: antes há um encontro para se jogar – e ganhar; e para os dragões trata-se mesmo de uma questão de segurança Nacional antes do clássico.
A três pontos do Benfica – em virtude do adiamento do jogo em Setúbal -, o FC Porto não quer desperdiçar um milímetro que seja na perseguição direta à águia na véspera do duelo entre si. Por isso, bater o Nacional da Madeira, este sábado, é um ordem de agora e de sempre no reino do bicampeão de Portugal. «É um jogo que tem importância, independentemente de anteceder o jogo na Luz. Jogaríamos com o Nacional no início ou no final da época, sempre para ganhar», recordou Vítor Pereira no lançamento do encontro.
Terceiro encontro da época
FC Porto e Nacional da Madeira já são «velhos» conhecidos da atual temporada, uma vez que a partida desta noite marca o terceiro duelo da época, depois das duas vitórias portistas em solo madeirense; a primeira na Taça de Portugal, por 0x3, e a segunda na fase de grupos da Taça da Liga, desta feita por 0x2. Estatisticamente, os dragões levam grande vantagem nos 31 jogos já realizados com o Nacional ao longo da história, com 23 vitórias e apenas seis derrotas.
No entanto, o Nacional da Madeira é dono de um registo invulgar e ao alcance de muito poucas equipas nacionais e internacionais. No Estádio do Dragão, em apenas 14 jogos, venceu por quatro vezes, contra 10 triunfos do FC Porto. É certo que a vantagem continua a ser azul e branca, mas nas últimas 12 visitas ao Porto os madeirenses venceram quatro, portanto, um terço dos duelos. Números a ter em conta, no mínimo…
James Rodríguez de regresso
Quanto às opções de Vítor Pereira para o jogo, o destaque vai para o colombiano James Rodríguez, que falhou a visita ao Estoril, em jogo a contar para a Taça da Liga, devido a queixas musculares. O regresso do avançado valer-lhe-á entrada direta no onze portista ao lado dos parceiros de ataque Silvestre Varela e Jackson Martínez. Fernando, Lucho e João Moutinho vão assumir os lugares habituais no meio-campo, tal como Danilo, Otamendi, Mangala e Alex Sandro no setor defensivo.
Quanto a Manuel Machado sofreu uma contrariedade no último dia. O defesa central Manuel da Costa surgiu, esta sexta-feira, lesionado no treino dos insulares, tendo sido avaliado pelo departamento médico do clube. A conclusão não foi a melhor para Manuel Machado: o jogador não é opção para o jogo no estádio do Dragão e falhou a lista de convocados da turma madeirense.

in "zerozero.pt"

Sem comentários: