sábado, 28 de abril de 2012

Marítimo-Porto (antevisão): importante mas ainda não decisivo


Dragões precisam de ganhar para poder celebrar o título em casa com o Sporting. Marítimo precisa de ganhar para não fugir da luta pelo terceiro lugar. Mas tudo pode ser corrigido.


O momento:
MARÍTIMO: O Marítimo vem de duas derrotas atípicas segundo o seu treinador Pedro Martins. É que em duas jornadas, os madeirenses sofreram oito golos em dois jogos. Antes, os verde-rubros estavam à oito jornadas sem conhecer os sabor do desaire. Agora, o líder maritimista acredita que a normalidade vai voltar, jogando em casa, onde os pupilos de Martins são uma das melhores equipas da Liga. Um triunfo contra os portistas deixa ainda tudo em aberto quanto à possibilidade de chegar ao quarto lugar (embora não dependendo só de si e ter de esperar pelo Sporting).

F.C. PORTO: Depois de uma escorregadela na Mata Real frente ao P. Ferreira, os portistas arrepiaram caminho para o título e já somam três triunfos consecutivos nas últimas três jornadas. Uma vitória nos Barreiros deixam a equipa de Vítor Pereira cada vez mais perto do título, embora em termos matemáticos possa não ser decisivo e definitivo. 

Principais ausentes: 
MARÍTIMO: Roberto Sousa (castigo) e Fábio Felício (lesão)

F.C. PORTO: Álvaro Pereira (opção), Rodriguez (está no Uruguai) e Emídio Rafael, ainda em repouso

Discurso directo: 
PEDRO MARTINS: «O F.C. Porto sabe da importância deste jogo e que se conquistar um bom resultado pode dar um passo de gigante rumo ao título, mas nós também temos ainda os nossos objetivos por concretizar e queremos, igualmente, os três pontos. Este FC Porto não tem nada a ver com o de dezembro ou janeiro e está nesta altura muito forte. Conseguiu bons resultados, adquiriu serenidade e confiança e vai jogar tudo sabendo da importância que este jogo pode ter. Mas penso que o jogo não é decisivo para nenhuma das duas equipas.»

VÍTOR PEREIRA: «Vencer na Madeira significa três pontos fundamentais. Só isso. Não estou à espera de decisões. Disse, desde o início, que o título seria discutido até ao fim, e continuo a acreditar nisso. O Marítimo vale por aquilo que tem feito ao longo da época. Tem provado ser uma equipa regular, com princípios bem definidos e tem provado, ao longo do campeonato, que é consistente e forte.»

Histórico de confrontos: 
O F.C. Porto é claramente favorito, pois já venceu 16 partidas nos Barreiros, tendo perdido 7 e empatado 8. Os portistas nas últimas cinco épocas apenas perderam no ¿caldeirão¿ uma vez, na temporada de 2009/10, à 10ª jornada, curiosamente, com um auto-golo de Rolando. No ano passado, os dragões venceram por 2-0, com golos de Varela e Walter. Nos anos anteriores, os portistas também venceram: 0-3 (2007/08 e 2008/09) e 1-2 em 2006/07. Em termos de golos, a vantagem também é grande para o clube da invicta: 28-50.

Equipas prováveis: 
MARÍTIMO: Salin; Briguel, Robson, Roberge e Rúben Ferreira; Rafael Miranda, João Luíz e Benachour; Danilo Dias, Fidelis e Sami
Outros convocados: Peçanha, João Diogo, João Guilherme, Luís Olim, Olberdam, Heldon e Pouga

FC PORTO: Helton; Sapunaru, Maicon, Otamendi e Alex Sandro; Defour, João Moutinho e Lucho Gonzalez; Hulk, James e Janko
Outros convocados: Bracali, Danilo, Rolando, Fernando, Kléber, Varela e Djalma

in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: