sábado, 28 de abril de 2012

Dragão chega aos 3000


O encontro que pode deixar o FC Porto a um pequeno passo de revalidar o título nacional vai ficar na história do clube, qualquer que seja o seu resultado. A visita ao Estádio dos Barreiros, na Madeira, marca o jogo número 3000 dos dragões em todas as provas oficiais. Um número bem redondo e que em Portugal só o Benfica já conseguiu ultrapassar. De 4 de junho de 1921, quando os dragões tiveram o primeiro compromisso de carácter oficial e de âmbito nacional, frente ao Sporting, até hoje, dia em que defrontarão o Marítimo, passaram quase 91 anos a competir ao mais alto nível. São mais de 270 mil horas a jogar à bola, com muitas vitórias e algumas desilusões. A taxa de sucesso, refira-se, é superior a 63 por cento, suficiente para garantir a conquista de 70 troféus, 54 dos quais na regência de Pinto da Costa.
Curioso verificar que um terço dos jogos foram disputados nas Antas, demolido para dar lugar ao Dragão ao fim de 1002 jogos oficiais. O Benfica foi o adversário que mais vezes se cruzou com os portistas: 223 jogos (86 vitórias, 54 empates e 83 derrotas), mais 12 confrontos do que o Sporting.
Nestas contas não entram duas provas que o FC Porto disputou ao longo da sua história: o campeonato regional do Porto, precisamente por não ter âmbito nacional, e a Taça das Cidades com Feira (16 jogos), por não ter sido oficialmente organizada pela UEFA. Ou seja, estes 2999 jogos que o FC Porto já realizou dividem-se entre o Campeonato de Portugal, o Campeonato Nacional, a Taça de Portugal, a Supertaça Cândido de Oliveira, a Taça da Liga, a Taça/Liga dos Campeões, a Taça das Taças, a Taça UEFA/Liga Europa, a Taça Intercontinental e a Supertaça Europeia.

Trinta vezes campeão regional


Antes de começar a disputar provas a nível nacional e internacional, o FC Porto só tinha o campeonato distrital para competir, contra equipas como o Boavista, Académico, Salgueiros, Leixões, Leça ou Candal. Os dragões perderam para os axadrezados a primeira final desta prova, que viriam a vencer em 30 das 34 edições. O que a juntar aos outros 70 títulos (nacionais e internacionais) dá outro número redondo: 100 troféus. Para a história ficam 249 jogos com 209 vitórias, 26 empates e apenas 14 derrotas no Campeonato Regional. Dados que, naturalmente, não são contabilizados neste trabalho.


Tudo começou a vencer o Sporting no velhinho Campo da Constituição


Não deixa de ser curioso que o FC Porto possa garantir o bicampeonato frente ao clube a quem venceu o primeiro título nacional, o Sporting. Em 1921/22 realizou-se a primeira edição do Campeonato de Portugal, prova antecessora da atual Taça de Portugal, disputada no sistema de eliminatórias entre equipas apuradas através dos campeonatos regionais. Os campeões do Algarve (Olhanense) e da Madeira (Marítimo) não participaram por dificuldades organizativas e financeiras, pelo que sobraram apenas o FC Porto e o Sporting, que se encontraram no Campo da Constituição a 4 de junho de 1922 para a primeira mão. O jogo começou com 15 minutos de atraso porque o extremo João Nunes... tinha ido à romaria do Senhor de Matosinhos e quase se esquecia da comparecer. Os portistas venceram por 2-1 com o Sporting a ganhar em Lisboa por 2-0, o que obrigou a um terceiro jogo, porque na altura os golos fora não eram considerados para desempate. De novo no Porto, mas no Campo do Bessa, o FC Porto venceu por 3-1, após prolongamento, e conquistou o primeiro troféu nacional da história do futebol português.

Encarnados à frente


O Benfica é a única equipa portuguesa que já ultrapassou a barreira dos três mil jogos oficiais, não contando, uma vez mais, com a Taça das Cidades com Feira ou a Taça Latina. A diferença para o FC Porto está num maior número de jogos internacionais.

Leões ainda estão longe


Nem na próxima temporada o Sporting conseguirá chegar aos três mil jogos oficiais. Só na Europa, os leões têm menos 50 partidas do que o FC Porto. E na Supertaça Cândido de Oliveira também está muito atrás.

Onze do primeiro jogo oficial


FC Porto-Sporting 2-1
Campeonato de Portugal 1921/22
4 de junho de 1922
Campo da Constituição, no Porto
Árbitro: Barley (Inglaterra)
Lino; Júlio Cardoso e Artur Augusto;
Mota, Carneiro e Floriano; J. Brito,
Balbino, Alexandre Cal, Tavares Basto
e João Nunes
Treinador: Adolphe Cassaigne (França)
Golos do FC Porto: Tavares Basto (2)

in "ojogo.pt"


1 comentário:

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Mais logo teremos um teste difícil na Madeira contra o clube presidido por um energúmeno lambe-botas.

O Marítimo é a equipa sensação do campeonato, é bem orientada, aguerrida e que nos irá colocar dificuldades.

Terá de ser um Porto guerreiro, voluntarioso, de sacrifício, e inteligente o que terá de entrar logo em campo.

Acredito na vitória pois somos melhores e vamos demonstrá-lo.

Atenção aos nossos atletas para as manobras que irão suceder. Há que ter frieza e abster-se das provocações.

Na Madeira teremos a nossa falange de apoio que será importante no empurrar da equipa para a conquista de mais uma vitória.

Abraço e bom fim de semana

Paulo

pronunciadodragao.blogspot.pt