sábado, 28 de abril de 2012

"Alex pode ser o futuro do Brasil"


A aposta em Alex Sandro não é um risco. Mais do que os 9,6 milhões de euros que custou, o lateral tem potencialidades que lhe prometem o futuro da seleção brasileira, que por norma não se pode queixar de qualidade nesse setor. Atualmente é Marcelo, do Real Madrid. Mas antes já foram Roberto Carlos, Leonardo ou Branco, por exemplo. É precisamente o último que lança o portista para esses voos. "É um ótimo jogador, que tem um percurso de seleções que fala por si e que pode ser o futuro do Brasil. Isso é algo que só depende dele", aponta o esquerdino, atual técnico do Figueirense. Os Jogos Olímpicos, que costumam ser um tubo de ensaio, "podem ser uma valorização importante", segundo o lateral que brilhou no FC Porto entre 1988 e 1990. "Ele estará no grupo e tem de aproveitar a oportunidade", prossegue.
Nesta fase, Alex Sandro está então a ganhar uma posição. A exclusão de Álvaro Pereira até pode ser um castigo, mas prova que Vítor Pereira confia no sucessor. "A cobrança no FC Porto é enorme e ele sabe que tem de conviver com isso. É um clube muito grande e o Álvaro Pereira é um grande lateral e que tem um nome feito", continua, para explicar o porquê da demora na afirmação. Porque qualidade não lhe falta. "É um jogador veloz e que vai e volta muito bem, participa muito no jogo", elogia.

3 questões


Fernando Mendes, Ex-jogador do FC Porto
"Álvaro Pereira defende melhor"


1
O que ganha ou perde o FC Porto com Alex Sandro em vez de Álvaro Pereira?

Com Alex Sandro poderá perder em termos defensivos. Álvaro Pereira é mais agressivo e defende melhor. É notório que este não tem o pulmão do uruguaio. Mas penso que poderá ganhar na qualidade de cruzamento e de passe. Parece-me mais esclarecido do que o Álvaro, que às vezes peca quando chega a essa zona.

2
Que lhe parece esta exclusão numa fase decisiva da época?

No FC Porto não me surpreende, pois é um clube onde as regras são para todos. Em termos desportivos talvez a equipa perca um bocadinho, mas em primeiro lugar estão as regras e só depois a forma de pensar dos jogadores. Não sei se Álvaro Pereira pediu ou não desculpas. Mas o FC Porto até é compreensivo com os jogadores, pois sabe que muitas vezes estas coisas acontecem por eles terem a adrenalina no máximo e muita vontade de ajudar. Mas compreendo que se queira dar um exemplo.

3
Acredita que a saída de Álvaro Pereira é inevitável no fim da época?

Talvez o seu valor de mercado fosse maior na época que passou. Ele mostrou o seu desagrado, mas continuou. Agora, enquanto ativo, é a altura ideal para sair, pois ele já ganhou tudo o que podia no FC Porto. E este clube não transfere jogadores sem ter já um substituto. E esse parece o caso.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: