quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

FC Porto a um jogo do recorde de invencibilidade do Benfica

O FC Porto, há 55 jogos sem perder no campeonato, o que corresponde à sua melhor série de invencibilidade na Liga portuguesa de futebol, está a um jogo de igualar o melhor registo de sempre, na posse do Benfica.
Para isso, precisa de vencer ou empatar com o Gil Vicente no Estádio Cidade de Barcelos, no domingo, ou seja, 703 dias depois da última derrota, sofrida em Alvalade, frente ao Sporting.

Nos últimos 55 jogos a contar para o campeonato luso, incluindo todos os 30 de 2010-2011, os “dragões” venceram 47 e cederam apenas oito empates, isto com um 137 golos marcados e 33 sofridos.

O percurso iniciado por Jesualdo Ferreira, continuado por André Villas-Boas e agora prolongado por Vítor Pereira, permitiu já aos “dragões” ultrapassarem o seu melhor registo, obtido entre Outubro de 1994 e Março de 1996, então sob o comando do britânico Bobby Robson.

O “longínquo” dia de 28 de fevereiro de 2010 continua, assim, a assinalar o último desaire dos “dragões” no campeonato, sendo que, nesse dia, o Sporting, então comandado por Carlos Carvalhal, venceu por claros 3-0, em encontro da 21.ª jornada da edição 2009-2010 do campeonato.

Yannick Djaló, Marat Izmailov e Miguel Veloso selaram o pesado desaire do “onze” comandado por Jesualdo Ferreira, que terminou o respectivo “nacional” na terceira posição.

Agora, os portistas estão a um jogo de igualar o recorde do Benfica do final dos anos 1970.

A primeira passagem de John Mortimore pela Luz rendeu um título de futebol, mas também o recorde de 56 jogos consecutivos sem perder no campeonato, que resiste há 34 anos.

O treinador inglês liderou uma equipa benfiquista que se manteve invencível entre a sexta jornada da época 1976-77 e a ronda inaugural de 1978-79, cedendo ao 57.º embate na competição, precisamente no Estádio do rival FC Porto, que pode igualar a marca no domingo, caso não perca no Estádio do Gil Vicente.

in "publico.pt"

Sem comentários: