quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Atsu blindado por 10 milhões

É, entre os 18 jogadores que o FC Porto tem emprestados, um dos que melhor rendimento têm apresentado. Já se disse que podia regressar ao Dragão em Janeiro, mas vai continuar no Rio Ave para prosseguir numa evolução sólida que o guie ao estrelato em pouco tempo. Christian Atsu está em grande e o FC Porto tem-no devidamente acautelado. Apesar de ter completado recentemente 20 anos e somar pouco mais de seis meses no futebol sénior, o ganês já tem uma cláusula de rescisão condizente com aquilo que esperam dele: 10 milhões de euros.
Atsu tem contrato com o FC Porto até Junho de 2014. O mesmo foi celebrado quando este despontou, ainda nos juniores. Nessa fase, os responsáveis da SAD não tiveram dúvidas sobre o real valor do esquerdino e trataram de precaver o futuro e assegurar que pode crescer sem que haja o assédio de outros tubarões. Ao protegerem-no com 10 milhões de euros deram-lhe também um sinal inequívoco de que contam com ele para o futuro. A convocatória para o estágio de pré-época foi outra prova evidente dessas intenções. Mais tarde, foi distinguido com o Dragão de Ouro relativo ao Atleta Jovem do ano, o que também mostra o reconhecimento pela qualidade que emprestou à equipa júnior na época passada.
Se continuar a progredir desta maneira e a fazer golos e assistências com regularidade, 10 milhões podem parecer pouco. Ainda assim, ninguém o sondou para renovar e prolongar o vínculo debaixo de outros moldes, mas essa será sempre uma solução a ser equacionada num futuro próximo.
Atsu é o segundo jogador mais valorizado de sempre a sair dos escalões de formação. Sérgio Oliveira, seu contemporâneo, sobressaiu precocemente, ainda em idade juvenil, e chegou mesmo a estrear-se na equipa principal, pela mão de Jesualdo Ferreira, contra o Sertanense. Foi blindado com uma cláusula de 30 milhões de euros, que nesta fase parecem um balúrdio, atendendo à dificuldade do jogador se impor no Beira-Mar, primeiro, e nos últimos seis meses nos belgas do Malines. Agora seguiu para Penafiel.

Selecção para o valorizar

Falta algo para que a cotação de Atsu suba em flecha: uma internacionalização pela selecção do Gana. Com uma cláusula de 10 milhões de euros, é estranho que nunca tenha sequer sido chamado às selecções jovens. Mas isso explica-se com o facto de nunca ter jogado num clube de topo do seu país e ter vindo para Portugal como um total desconhecido. Eliminado já dos Jogos Olímpicos, o Gana não tem compromissos próximos de sub-20 ou sub-21 e, na selecção principal, há craques como os irmãos Ayew a tapar-lhe o lugar. Christian tem que esperar.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: