domingo, 17 de abril de 2011

Moutinho a jogar em casa

João Moutinho cumpre o primeiro ano no FC Porto depois de ter passado mais de uma década (camadas jovens incluídas) no Sporting. E esta noite, numa casa que conhece há menos tempo, tem a garantia de que se sentirá bem mais confortável e acarinhado do que aconteceu na última vez em que visitou Alvalade, a 27 de Novembro. Pela primeira vez no estádio dos leões na condição de adversário após o surpreendente negócio que resultou na mudança para a Invicta, o médio internacional português foi recebido com assobios, insultos e maçãs - para dar sentido à metáfora utilizada pelo então presidente leonino, José Eduardo Bettencourt, que justificara a decisão de vender o capitão dizendo que este era "uma maçã podre" no plantel. E se, nas bancadas, o camisola 8 dos dragões não foi poupado, em campo também não: alvo de uma entrada mais dura de André Santos logo nos primeiros minutos da partida, levantou-se de imediato, demonstrando que não se sentia intimidado.

Quatro meses e meio depois desse primeiro reencontro, o médio, de 24 anos, que Pinto da Costa tinha dito um dia ser um jogador à FC Porto, já conseguiu mesmo dar sentido ao principal motivo que apresentou para a decisão de sair do Sporting, festejando logo na temporada de estreia o título de campeão nacional. Afinal, em seis épocas no plantel principal dos verdes e brancos (embora uma incompleta, em 2004/05), Moutinho nunca tinha experimentado a sensação de acabar o campeonato em primeiro. "Queria dar um novo rumo à minha carreira. Escolhi o FC Porto pelos títulos", confessou em Agosto, no final da Supertaça ganha ao Benfica, discurso que reforçou no início deste mês, quando o FC Porto confirmou o título na Luz. Aliás, se em matéria de utilização (e rendimento) o 8 dos dragões tem sido tão imprescindível para André Villas-Boas como foi para os três treinadores que teve em Alvalade, a diferença é mesmo o palmarés: em seis anos de Sporting, conquistou quatro troféus - duas Taças de Portugal e duas Supertaças -, enquanto no FC Porto já celebrou dois - Supertaça e campeonato. E a temporada ainda não terminou - a Liga Europa e a própria Taça de Portugal estão no horizonte...

Indiscutível... como sempre e apenas uma jornada de fora

Nas 26 jornadas disputadas até agora, João Moutinho só falhou uma, por castigo (com o Portimonense, em casa, na ressaca dos 5-0 ao Benfica). De resto, o médio foi sempre imprescindível para Villas-Boas. A sua taxa de utilização será por isso idêntica à das seis temporadas de Alvalade. Em 2005/06 e 2007/08 participou mesmo em todos os jogos dos leões no campeonato e até na primeira (meia) época, em 2004/05, foi opção frequente, marcando presença em 15 jornadas da prova.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: