quinta-feira, 16 de maio de 2013

RUI GOMES: IAR A VONTADE DE VENCER À VITÓRIA"


Rui Gomes antecipou esta quinta-feira em jeito de balanço, o jogo da última jornada da Segunda Liga frente à Naval, uma partida em que o treinador do FC Porto B quer "aliar a vontade de vencer à vitória". A 42.ª jornada da Segunda Liga disputa-se este sábado, às 17h00, na Figueira da Foz.

O que se pode esperar deste FC Porto B para esta última jornada?
Espero que mantenhamos a mesma vontade de vencer dos últimos jogos que realizamos com o Benfica B e Braga B, é verdade que não conseguimos vencer, mas não estivemos assim tão longe de isso poder acontecer. Por isso, espero que neste jogo consigamos aliar a vontade de vencer à vitória. Seria um bom final para esta temporada.

O objectivo da equipa alcançar a melhor posição possível mantém-se?
Infelizmente o lugar que chegamos a objectivar, que seria o primeiro terço da tabela, não o vamos conseguir. Foi uma meta que esteve ao nosso alcance, mas deixamos fugir essa oportunidade, por isso esperamos manter esta posição e se possível subir mais uma, que é actualmente a nossa única possibilidade nesta última jornada.

Já consegue fazer um balanço da época?
O balanço tem de ser feito a diferentes níveis, um dos aspectos que temos de avaliar é a criação da equipa B, até que ponto é que a sua criação faz ou não sentido, se é ou não útil e no meu entender é muito útil. Diariamente, o espaço da equipa B serve de apoio à equipa A, é muito importante para o futebol profissional do FC Porto haver uma equipa de suporte que esteja sempre muito próxima e que permita colaborar com o trabalho diário da equipa A, e a esse nível considero o balanço extremamente positivo.
Outro aspecto importante é avaliar até que ponto o espaço da equipa B serviu para jogadores com potencial crescerem porque esse é outro dos objectivos e que foi totalmente alcançado. Acho que ficou evidente para quem acompanhou o nosso trabalho esta temporada ver quem são os jogadores que se aproximam mais de poder eventualmente chegar ao nível que a equipa A exige, quem são os jogadores que estão preparados para, por exemplo, subir deste patamar para uma primeira divisão e eu acho que a esse nível o balanço também é extremamente positivo, porque para mim e para as pessoas que nos acompanharam ficou mais ou menos evidente quem foram esses jogadores, que neste momento já o conseguiam eventualmente fazer.
Há igualmente a questão classificativa que nunca poderá ser deixada de parte. Nesse nível ficamos um pouco aquém daquilo que em determinada altura nos pareceu possível, no entanto, fizemos um campeonato tranquilo, estamos a meio da tabela. 
Ainda assim, e por último, contra as equipas que estão melhor classificadas, praticamente com todas elas, o nosso balanço directo é positivo exceptuando o Belenenses, com quem perdemos os dois jogos, ambos curiosamente durante os descontos. Com todas as outras equipas que estão à nossa frente, ou ganhamos um jogo e perdemos outro, ou empatamos os dois, este facto, pelo menos, permite-nos concluir que estivemos à altura do exigente desafio. Se calhar não conseguimos obter uma classificação melhor pelos resultados que fizemos contra as equipas que ficaram mais cá em baixo, talvez tenha sido a esse nível que nós não conseguimos conseguir mais pontos e ficar consequentemente mais acima na tabela classificativa.


in "fcp.pt"

Sem comentários: