sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Naval-F.C. Porto (antevisão): dragões arrancam ano do resgate


Sem o factor surpresa, que Villas-Boas diz não ter sido de todos, e de confiança redobrada, o F.C. Porto inicia a epopeia que espera ser de resgate do título, perdido para o Benfica na época passada. Os dragões começam a viagem pela Figueira da Foz já este sábado (19h15), com o objectivo de sempre em mente: vencer.


Descontando o Sp. Braga, que não o assume, o F.C. Porto é o primeiro candidato ao título a entrar em acção no campeonato. Fá-lo num terreno onde só por uma vez perdeu, quando, em 2008/09, Daniel Cruz (que até nem deve ser titular) marcou o único golo do encontro. As características dos dois jogos são, porém, bem distintas. Na altura, os dragões viviam um período negro consumado pela terceira derrota consecutiva. Agora, respira-se confiança nas hostes azul e brancas.

A demonstração cabal de força dada na Supertaça fez toda a gente, apoiantes e adversários, encher o peito de ar, embora por motivos distintos. Os adeptos porque viram a equipa abater um rival e somar mais um título. Os rivais porque perceberam que o F.C. Porto esmagador, que venceu quatro dos últimos cinco campeonatos, pode estar aí ao virar da esquina.


E a esquina está na Figueira da Foz. Até porque, como em qualquer rua desconhecida, o que vem do outro lado cheira a desconhecido. A Naval trocou Inácio (que conseguiu a melhor classificação de sempre dos figueirenses, mas perdeu na praia a histórica presença no Jamor) pelo francês Victor Zvunka. Um desconhecido do futebol português, mas que assenta bem na política de contratações dos figueirenses ao longo dos tempos. Até hoje, com bons resultados.

O que esperar portanto deste encontro? O F.C. Porto, como disse Villas-Boas, vai tentar manter intacta a imagem deixada na Supertaça. Da Naval, ninguém sabe muito bem o que esperar nesta altura, embora o treinador dos dragões tenha notado alguns traços característicos, nomeadamente o gosto pelo controlo e posse de bola.

Dúvidas? A baliza figueirense, que já não tem Peiser e é disputada por Salin e Jorge Batista e o lado direito da defesa portista. Sapunaru foi titular na Supertaça, mas treinou condicionado boa parte da semana. Ainda assim, foi convocado, numa lista que apenas teve de novo a troca de Guarín por...Raul Meireles.

Onzes prováveis:


NAVAL: Salin; Carlitos, Jonathas, Lupède e Rogério Conceição; Godemèche e Alex Hauw; João Pedro, Hugo Machado e Camora; Robin Previtali

F.C. PORTO: Helton; Sapunaru, Rolando, Maicon e Alvaro Pereira; Fernando, João Moutinho e Belluschi; Hulk, Falcao e Varela.


in "maisfutebol.iol.pt"

2 comentários:

dragao vila pouca disse...

Temos qualidade, como se viu no sábado, mas para que essa qualidade apareça é fundamental que a atitude e o espírito de vitória esteja sempre presente e não apenas nos jogos de maior importância, que dão mais protagonismo. Se conseguirmos isso, ai então temos legitimidade para colocar a fasquia bem alta.

Um abraço

P. Ungaro disse...

Como em tudo na vida é necessario equilibrio. Como dizes e bem não podemos menosprezar os jogos e as equipas "potencialmente" mais fracas. São neste jogos quese ganham campeonatos.
No entanto acho que este ano temos legitimidade, equipa, treinador, para altos voos.

Um abraço