sexta-feira, 13 de agosto de 2010

F.C. Porto: Velez Sarsfield recusou proposta por Otamendi


A primeira investida do F.C. Porto por Otamendi falhou. A direcção azul e branca, recorde-se, está no mercado por um (ou dois) central, tendo o argentino Otamendi e o brasileiro Rafael Tolói referenciados. Nesse sentido fez um primeiro esforço pelo internacional argentino, que saiu frustrado.


O F.C. Porto apresentou uma proposta ao Velez Sarsfield, proprietário do passe do central, através do empresário Marcelo Simonian. No entanto a mesma foi recusada. A garantia foi deixada ao Maisfutebol pelo vice-presidente do clube argentino, Miguel Calello. «Ficou distante do que pretendemos», disse.

«O representante do jogador fez-nos chegar uma proposta para a compra de Otamendi, que foi analisada durante o dia de hoje. No entanto recusamo-la, porque consideramos que está muito longe do valor mínimo que pretendemos pelo jogador», garantiu Miguel Calello. O Velez Sarsfield exige oito milhões de euros.

O dirigente não revelou o valor da proposta portista, mas diz que «está abaixo do que é pretendido». Além disso, o clube lamenta a forma como a investida foi feita. «Se o F.C. Porto quer Otamendi, que venha falar connosco. Podemos negociar directamente. Não gostamos de trabalhar com intermediários.»

Nicolás Otamendi é um central de 22 anos, natural de Buenos Aires e que realizou toda a carreira no Velez Sarsfield, onde foi formado. Foi promovido à equipa principal em 2008 e chamado por Maradona à selecção argentina quando tinha realizado apenas onze jogos ao nível profissional. A partir daí foi sempre a subir.

Acabou aliás por ser chamado por Maradona ao Mundial 2010, sendo ao lado de Martin Palermo um dos dois únicos jogadores convocados a jogar na Argentina. Na África do Sul fez três jogos a titular, todos como lateral-direito, incluindo no descalabro (0-4) com a Alemanha, no final do qual foi bastante criticado.

A imprensa acusou Otamendi de não ter velocidade para jogar a lateral-direito, o que levou o próprio jogador a referir que gosta mais de jogar a central. Essa é aliás a posição de origem do atleta. Refira-se, de resto, que Otamendi é considerado um defesa forte, que joga simples e mantém sempre grande concentração.

in "maisfutebol.iol.pt"

Vélez quer 8 milhões

Os dragões estão, de facto, no mercado, mas apenas para reforçar a defesa. O sucessor de Bruno Alves ainda não está garantido, mas há dois nomes em cima da mesa e o do argentino Nicolás Otamendi parece ganhar força. Segundo o presidente do Vélez Sarsfield, o FC Porto enviou uma proposta pelo central, mas ela foi recusada.


“Apresentaram-nos uma proposta no valor de 7 milhões de euros, que seria paga em duas tranches: uma de 5 milhões de euros e outra de 2. Em todo o caso, recusámos essa oferta”, garantiu Fernando Raffaini a Record, acrescentando que não apresentou qualquer contraproposta: “Não o fizemos porque não temos pressa em vender o jogador. Mas não o vamos negociar por menos de 8 milhões de euros e, mesmo assim, tudo vai depender da forma de pagamento.”

Quanto a Rafael Toloi, do Goiás, esse é um negócio que ficou remetido ao silêncio. Ontem, a equipa brasileira teve um jogo e os telemóveis dos dirigentes estiveram desligados. Aliás, devido a esse compromisso, a reunião do Conselho Deliberativo do clube, para decidir se vendem ou não o atleta, foi adiada para terça-feira.

Kléber ou... ninguém

De resto, o negócio por Kléber, entre o FC Porto e o Atlético Mineiro, caiu por terra devido às intransigências do Marítimo, mas pode reerguer-se assim que a FIFA decida a quem dar razão em todo este processo. Certo é que, até lá, a SAD azul e branca não vai ao mercado por outro avançado.

Os portistas vão esperar pela decisão da FIFA e se ela for favorável ao clube brasileiro e chegar em tempo útil, ou seja, até ao fecho do mercado de transferências, os dragões reentram em cena para negociar com o Atlético. Mas se, por outro lado, isso não acontecer, então André Villas-Boas ficará limitado a dois avançados de raiz – Falcão e Walter – até janeiro, altura em que abre o mercado de inverno. Uma situação que não traz preocupações, uma vez que tanto Varela como Hulk podem ocupar a posição central do ataque.

in "record.pt"

Sem comentários: