
Mais importante, para o caso, acaba por ser outro dado, aquele que mostra que nunca os dragões desperdiçaram uma vantagem pontual na fase final de um campeonato, mesmo quando a distância para o segundo classificado era igual à atual: aconteceu por três vezes, sempre com o Sporting como principal adversário, nas épocas de 1994/95, 2006/07 e 2008/09. Ou seja, liderar com o Benfica à perna é uma novidade no Dragão, mas também não deixa de ser menos curioso o facto de nunca um FC Porto líder ter chegado a esta fase da época com uma vantagem inferior a quatro pontos... Muito provavelmente, o segredo para esta segurança ao longo destes 29 anos está mesmo aí, no facto de o FC Porto chegar aos últimos jogos sempre com uma vantagem relativamente confortável. Este ano voltou a acontecer o mesmo, pelo que sobra a pergunta: e o final, também se irá repetir?
O que fez o dragão nas últimas quatro jornadas na era pc
16
Segurou o 1º lugar
Sempre que lideraram o campeonato, os portistas acabaram por conquistar o título.
2
Ascendeu
ao 1º lugar
O FC Porto roubou por duas vezes o primeiro lugar ao Benfica, em 85/86 e 92/93.
7
Manteve
o 2º lugar
Por sete vezes os dragões seguraram o segundo lugar a quatro jonadas do final do campeonato.
2
Subiu ao
2º lugar
Foram duas, mas a última vez que subiu ao segundo lugar deu para garantir a Champions.
1
Manteve
o 3º lugar
Só por uma vez chegou a esta fase no terceiro lugar sem conseguir subir na classificação.
1
Subiu ao
3º lugar
Em 2001/02, entrou nesta fase em quarto, mas ainda conseguiu chegar ao terceiro
19º título está à vista
Num mês em que se prepara para festejar 30 anos na presidência do FC Porto, Pinto da Costa está às portas de somar o seu 19º título de campeão nacional. O primeiro troféu, recorde-se, remonta à época 1984/85, mas em três décadas à frente dos destinos do clube, Pinto da Costa somou mais 54 troféus nacionais e internacionais só à custa da equipa principal, um caso ímpar no futebol mundial.
Tendência favorável não invalida cuidados
A deslocação à Madeira para defrontar o Marítimo na antepenúltima jornada do campeonato é apontada pelas estatísticas como o jogo mais difícil dos quatro que resta fazer ao FC Porto. Entre Beira-Mar, Sporting e Rio Ave, o Marítimo é o que tem colocado mais problemas aos azuis e brancos ao impor sete derrotas nos Barreiros em 27 confrontos. A última derrota dos campeões nacionais na Madeira ainda está fresca na memória, com Rolando a fazer um golo na própria baliza em 2009/10, suficiente para perder três pontos.
Olhando para os números e ao contrário daquilo que se poderia pensar, os jogos com Sporting e Rio Ave serão, à partida, os que se perfilam como mais fáceis para o FC Porto. Contra os leões, ao longo das 29 épocas do "reinado" de Pinto da Costa no clube, os azuis e brancos sofreram apenas duas derrotas e dez empates, o que confere ao FC Porto uns esmagadores 59 por cento de tendência para uma vitória. Nos últimos anos, considerando apenas jogos do campeonato, a última vitória do Sporting no Dragão data de 06/07 (0-1). Em 05/06 registou-se um empate a um golo e em 08/09 um empate a zero, o que faz dos azuis e brancos grandes favoritos para este clássico.
Frente ao Rio Ave, regista-se uma derrota em 03/04 (1-0), tendo empatado a zero em 05/06 e 08/09, alcançando sete vitórias em 15 confrontos pelo meio.
Contra o Beira-Mar, ninguém esqueceu a derrota de Dezembro de 2004, registando-se dez vitórias e três empates em 29 épocas, o que confere 67 por cento de probabilidades favoráveis ao FC Porto.
Resposta a Artur com alguma ironia
Depois da imagem de Lucho a perguntar "Consegues vê-los?", ontem foi a vez de Artur ser visado pela página do FC Porto no Facebook em várias reações ao "sopro que dá penálti". "Basta um sopro", era a legenda de várias fotos de festas dos dragões.
in "ojogo.pt"
Sem comentários:
Enviar um comentário