quarta-feira, 11 de abril de 2012

Margem infalível

Se a história se repetir, o FC Porto conquistará o 26º título de campeão nacional esta temporada. É que desde que Pinto da Costa chegou à presidência do clube, na época de 1982/83, nunca os dragões desperdiçaram uma vantagem pontual sobre o segundo classificado a quatro jornadas do final, tendo até havido duas ocasiões em que conseguiu abandonar o segundo lugar para roubar o título ao Benfica nos últimos jogos do campeonato - 1985/86 e 1992/93. Na análise detalhada do passado, percebe-se facilmente que as retas finais dos dragões são sempre muito fortes, não só quando estão por cima, como acontece atualmente, mas também quando vivem uma época menos positiva. Para se perceber melhor a dimensão da coisa, diga-se que, nestas 29 temporadas de liderança de Pinto da Costa, nunca os portistas perderam sequer uma posição na tabela classificativa com apenas quatro jogos por disputar, mesmo quando andaram pelo terceiro (1993/94) ou quarto lugar (2001/02 e 2004/05). Aliás, nesses três exemplos - os piores que se conseguem encontrar -, o FC Porto até conseguiu subir sempre posições na classificação durante as últimas quatro jornadas, que, no caso de 2004/05, até valeu a participação na edição que se seguiu da Liga dos Campeões.
Mais importante, para o caso, acaba por ser outro dado, aquele que mostra que nunca os dragões desperdiçaram uma vantagem pontual na fase final de um campeonato, mesmo quando a distância para o segundo classificado era igual à atual: aconteceu por três vezes, sempre com o Sporting como principal adversário, nas épocas de 1994/95, 2006/07 e 2008/09. Ou seja, liderar com o Benfica à perna é uma novidade no Dragão, mas também não deixa de ser menos curioso o facto de nunca um FC Porto líder ter chegado a esta fase da época com uma vantagem inferior a quatro pontos... Muito provavelmente, o segredo para esta segurança ao longo destes 29 anos está mesmo aí, no facto de o FC Porto chegar aos últimos jogos sempre com uma vantagem relativamente confortável. Este ano voltou a acontecer o mesmo, pelo que sobra a pergunta: e o final, também se irá repetir?

O que fez o dragão nas últimas quatro jornadas na era pc


16
Segurou o 1º lugar

Sempre que lideraram o campeonato, os portistas acabaram por conquistar o título.

2
Ascendeu
ao 1º lugar

O FC Porto roubou por duas vezes o primeiro lugar ao Benfica, em 85/86 e 92/93.

7
Manteve
o 2º lugar

Por sete vezes os dragões seguraram o segundo lugar a quatro jonadas do final do campeonato.

2
Subiu ao
2º lugar

Foram duas, mas a última vez que subiu ao segundo lugar deu para garantir a Champions.

1
Manteve
o 3º lugar

Só por uma vez chegou a esta fase no terceiro lugar sem conseguir subir na classificação.

1
Subiu ao
3º lugar

Em 2001/02, entrou nesta fase em quarto, mas ainda conseguiu chegar ao terceiro


19º título está à vista


Num mês em que se prepara para festejar 30 anos na presidência do FC Porto, Pinto da Costa está às portas de somar o seu 19º título de campeão nacional. O primeiro troféu, recorde-se, remonta à época 1984/85, mas em três décadas à frente dos destinos do clube, Pinto da Costa somou mais 54 troféus nacionais e internacionais só à custa da equipa principal, um caso ímpar no futebol mundial.


Tendência favorável não invalida cuidados


A deslocação à Madeira para defrontar o Marítimo na antepenúltima jornada do campeonato é apontada pelas estatísticas como o jogo mais difícil dos quatro que resta fazer ao FC Porto. Entre Beira-Mar, Sporting e Rio Ave, o Marítimo é o que tem colocado mais problemas aos azuis e brancos ao impor sete derrotas nos Barreiros em 27 confrontos. A última derrota dos campeões nacionais na Madeira ainda está fresca na memória, com Rolando a fazer um golo na própria baliza em 2009/10, suficiente para perder três pontos.
Olhando para os números e ao contrário daquilo que se poderia pensar, os jogos com Sporting e Rio Ave serão, à partida, os que se perfilam como mais fáceis para o FC Porto. Contra os leões, ao longo das 29 épocas do "reinado" de Pinto da Costa no clube, os azuis e brancos sofreram apenas duas derrotas e dez empates, o que confere ao FC Porto uns esmagadores 59 por cento de tendência para uma vitória. Nos últimos anos, considerando apenas jogos do campeonato, a última vitória do Sporting no Dragão data de 06/07 (0-1). Em 05/06 registou-se um empate a um golo e em 08/09 um empate a zero, o que faz dos azuis e brancos grandes favoritos para este clássico.
Frente ao Rio Ave, regista-se uma derrota em 03/04 (1-0), tendo empatado a zero em 05/06 e 08/09, alcançando sete vitórias em 15 confrontos pelo meio.
Contra o Beira-Mar, ninguém esqueceu a derrota de Dezembro de 2004, registando-se dez vitórias e três empates em 29 épocas, o que confere 67 por cento de probabilidades favoráveis ao FC Porto.


Resposta a Artur com alguma ironia


Depois da imagem de Lucho a perguntar "Consegues vê-los?", ontem foi a vez de Artur ser visado pela página do FC Porto no Facebook em várias reações ao "sopro que dá penálti". "Basta um sopro", era a legenda de várias fotos de festas dos dragões.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: