quarta-feira, 11 de abril de 2012

É preciso ter mãos para o título

Um escaldante FC Porto-Benfica, no Dragão Caixa, a partir das 21h00 de hoje, marca o regresso do Campeonato Nacional de andebol, que, por sinal, pode ficar quase decidido logo após a paragem para os trabalhos das Seleções Nacionais. Se os portistas mantiverem a tendência vitoriosa em casa - já são 37 consecutivas -, ficarão com uma vantagem quase impossível de anular (seis pontos e outros tantos jogos por fazer). Caso o Benfica ganhe, e mesmo ficando ainda a dois pontos do líder, o campeonato atingirá um pico de emoção, atendendo a que os portistas irão depois à Luz.
Se qualquer um dos dois rivais tem nas suas mãos a possibilidade de conquistar o título, isso deve-se a dois grandes plantéis, com vários atletas de ambos os emblemas nos lugares cimeiros dos diversos itens estatísticos.
Os guarda-redes que esta noite estarão frente a frente são exemplos perfeitos: Hugo Laurentino e Ricardo Candeias, por esta ordem, são os dois melhores do campeonato. Na relação remates/defesas, Laurentino soma 41% de eficiência, reflexo de 271 defesas num total de 668 remates sofridos, enquanto Candeias contabiliza 291 paradas, o que, para 762 bolas, representa uma eficácia de 38 por cento.
Vale isto por dizer que, numa noite inspirada, tanto um como outro podem ser decisivos no desfecho de um jogo que tanto pode clarificar as contas do título como torná-las imprevisíveis.
Apesar de estarem em lados opostos da barricada, são muitos os pontos que unem Hugo Laurentino e Ricardo Candeias: são naturais de Évora, começaram a jogar no Évora AC (onde também começou Ricardo Andorinho), têm 1,88 metros, são internacionais A - embora nenhum venha sendo titular indiscutível... -, usam ambos o número 16 e até já foram colegas de equipa: no FC Porto, entre 2005/06 e 2008/09.

"Faltam muitos jogos, haverá muita luta"


No lançamento do jogo desta noite, não havia como escapar ao da anterior visita do Benfica ao Dragão, no qual só nos minutos finais o FC Porto passou para a frente, vencendo 23-22. "Já vimos esse jogo. Cometemos muitas falhas técnicas, mas mesmo jogando muito mal conseguimos a vitória. Não é normal termos tantas falhas técnicas e o importante é que, apesar disso, ganhámos", comentou Tiago Rocha, considerando: "Se não cometermos tantos erros, se não falharmos tantos contra-ataques, podemos ganhar."
Nesse sentido, o objetivo, diz o pivô portista, é "conseguir uma vitória com uma boa margem, como conseguimos com o Sporting e, no ano passado, com o Benfica, também num jogo com o mesmo grau de importância".
Independentemente do resultado, Tiago Rocha diz que nada ficará resolvido: "Não podemos pensar que está feito. Ainda faltam sete jornadas, faltam muitos jogos, falta muita luta, e temos de lutar muito para sermos campeões. Claro que, ganhando, é um passo bom, mas logo a seguir vamos ao Sporting..."

in "ojogo.pt"

Sem comentários: