quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Paulo Barbosa - "Varela pretende acabar no FC Porto"

Com o contrato renovado anteontem até 2015, conforme noticiou O JOGO, Varela não descarta terminar a carreira no FC Porto. A revelação é de Paulo Barbosa, o empresário do extremo, que justifica a pretensão com o facto de o jogador sentir-se bem no Dragão, ambiente que lhe tem sido favorável para desenvolver o seu futebol. "O Varela encara a possibilidade de terminar a carreira no FC Porto", disse Paulo Barbosa a O JOGO, satisfeito pelo prolongamento do contrato por mais duas temporadas. Com 25 anos, e apesar de estar ainda em fase de progressão e desenvolvimento das capacidades, Varela nem quer ouvir falar de pretendentes. O empresário explica as razões. "O Varela considera que não existe um clube melhor do que o FC Porto. Não se trata de publicidade ou propaganda. É mesmo isso".


O facto de o FC Porto ter apostado no extremo na época de 2009/10, depois de uma temporada no Estrela da Amadora, clube que o recebeu depois de se ter desvinculado definitivamente do Sporting, explica também o reconhecimento de Varela em relação aos dragões. "Qual o clube que consegue satisfazer estas exigências: garantias de vitória; jogar na Liga dos Campeões; projecção desportiva; e satisfação financeira?", questiona Paulo Barbosa. Para Varela, a resposta aos quatro itens é sempre o FC Porto. "Ele acha que está no sítio certo. O FC Porto é o clube ideal para o Varela desenvolver as suas capacidades. Ele gosta muito do FC Porto e quer acabar a carreira no clube", afirmou ainda o empresário.

Protegido por uma cláusula de 40 milhões de euros, uma das mais elevadas do plantel de André Villas-Boas, Paulo Barbosa concorda que a blindagem reflecte também o interesse que o jogador começa a suscitar no circuito europeu. É também uma forma de o FC Porto salvaguardar a eventual tentação de outro clube. Se depender de Varela, continuando tudo como está, o estrangeiro, que já experimentou ao serviço do Huelva, não é uma obsessão.

Se cumprir até ao fim o contrato agora assinado com o FC Porto, isto é, até 2015, Varela terminará a ligação ao FC Porto com 30 anos. A tempo de mais uma renovação, portanto. Para já, é uma das figuras do arranque da época e já tem como próxima meta cimentar estatuto na Selecção, que inicia a fase de apuramento para o próximo Europeu.


Carreira

2004/05 Casa Pia, emprestado pelo Sporting

2005/06 Sporting e Setúbal (emprestado)

2006/07 Setúbal, emprestado pelo Sporting

2007/08 Huelva, emprestado pelo Sporting

2008/09 Estrela da Amadora

2009/10 FC Porto

Plantel blindado

No plantel do FC Porto são vários os jogadores que estão protegidos por cláusulas de rescisão. Esta forma de blindagem surgiu há relativamente pouco tempo no futebol português. Destina-se a proteger, essencialmente, o clube dos apetites de emblemas mais poderosos, sem impedir negócios abaixo dos valores acordados...

100 Milhões de euros

Hulk detém a cláusula de rescisão mais alta do plantel, do futebol português e uma das mais altas do futebol mundial. Contratado ao Tokyo Verdi, do Japão, há duas épocas, Hulk tem mostrado abundante talento futebolístico para polir. Despertou a cobiça de alguns clubes ingleses e o FC Porto colocou-lhe um preço para obrigar quem o quiser a... negociar.

40 Milhões de euros

Varela e João Moutinho são os jogadores que se seguem com cláusulas de rescisão mais elevadas. No caso de um eventual negócio de Varela, o lucro será total. O extremo chegou a custo zero.

30 Milhões de euros

Oito jogadores estão protegidos por uma cláusula de 30 milhões: Maicon, Rolando, Fernando, Raul Meireles, Belluschi, James, Falcao e Walter. Este é o valor mais vezes utilizado pela SAD para blindar jogadores.

20 Milhões de euros

Álvaro Pereira e Rúben Micael também têm direito a uma cláusula de rescisão, embora por valores ligeiramente mais baixos. Ainda assim, dado o preço de compra de ambos, o lucro será multiplicado.

in" ojogo.pt"

Sem comentários: