sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Belluschi e Defour firmes para adiar João Moutinho


Contra todos os registos da carreira de João Moutinho, o médio prepara-se para ser suplente pelo segundo jogo consecutivo. É um dado inédito e que carece de confirmação oficial esta noite, mas que Vítor Pereira, sabe O JOGO, preparou durante a semana de trabalho. As indicações apontam para o reforço da aposta em Belluschi e Defour, a dupla que alinhou à frente de Fernando diante do Nacional, no triunfo por 5-0.
Não será um caso, mas a simples necessidade de aliar o útil ao agradável. O útil passa pela protecção de João Moutinho, que admitiu estar a ultrapassar um mau momento. O agradável reflecte-se na justiça perante o argentino e o belga, que carregaram a equipa às costas na última jornada. Moutinho carrega baterias para o decisivo encontro em Chipre, mas nesta equação entra ainda Guarín, o colombiano que foi titular contra o APOEL e que também saltou do onze no encontro da Liga.
Depois de uma vitória tão robusta, é natural que Vítor Pereira reconheça o mérito de quem resistiu sobre brasas, empurrando a equipa para a exigida reacção. Se o trabalho semanal tiver repercussão nas escolhas desta noite, então são mesmo Defour e Belluschi a avançar.
Na defesa também não há margem para muitas alterações. A ausência de Otamendi dos convocados - Maicon está de regresso - coloca Mangala de novo na rota da titularidade, numa opção que ganha consistência pela boa exibição do jovem internacional francês na recepção ao Nacional. Outra das surpresas desta lista de convocados, acaba por ser a ausência de Fucile, confirmado na véspera, pelo próprio treinador, como disponível para o regresso; nesse sentido, e na ausência de mais opções, as alas estarão novamente entregues a Sapunaru e Álvaro Pereira.
Mas há mais uma dúvida nestas contas: quem ocupará o lado esquerdo do ataque, James ou Varela? Depois de um jogo em que nem sequer chegou a sair do banco, Vítor Pereira deverá querer recuperar o jovem colombiano para este jogo, mas também para o que se segue, no Chipre.


565' 

Com 565 minutos de jogo, João Moutinho é o médio mais utilizado por Vítor Pereira nesta fase, tendo sido titular em seis dos oito encontros do campeonato, o que revela bem o peso do jogador nas contas do técnico. Não será esta interrupção a pôr em causa o estatuto do internacional português, esta época elevado à hierarquia dos capitães.

4

Os quatro médios mais ofensivos do FC Porto (Moutinho, Defour, Belluschi e Guarín) já marcaram um golo cada um. Só os mais defensivos (Fernando e Souza) ainda não contribuíram para fazer desta equipa mais goleadora do que a da época passada por esta altura.

10 

Nos últimos dez encontros do FC Porto, Vítor Pereira nunca repetiu o mesmo trio de médios em jogos consecutivos. A expulsão de Guarín na Supertaça europeia, por exemplo, privou-o do colombiano na Champions em dois encontros, mas a forte concorrência no sector justifica estas mudanças constantes no onze inicial.

Walter com vantagem sobre Kléber

A luta pela titularidade no centro do ataque do FC Porto tem estado animada nas últimas semanas, sobretudo por culpa dos golos (seis nos últimos três jogos) apontados por Walter, ele que até tinha sido marginalizado nos primeiros desafios desta temporada. A verdade é que o brasileiro parece estar em vantagem sobre Kléber para a confronto desta noite com o Paços de Ferreira, mesmo sabendo por antecipação que não poderá jogar no Chipre, frente ao APOEL, por não ter sido inscrito na Liga dos Campeões. A decisão de Vítor Pereira já está tomada e Walter deverá mesmo ter a possibilidade de ser titular pela terceira vez consecutiva em jogos do campeonato, algo inédito desde que chegou ao FC Porto no início da última época.

Francês ganhou o lugar

A não ser que Vítor Pereira promova Maicon da bancada para o onze, Mangala vai hoje manter a titularidade que tinha conquistado frente ao Nacional. Um primeiro sinal de regularidade para o central francês, de 20 anos, que beneficia da exclusão de Otamendi da convocatória para confirmar, ao que tudo indica, o seu lugar junto de Rolando na equipa inicial. É uma sequência relevante para um jovem defesa que iniciou a temporada como última opção para o eixo.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: