sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Elite sem derrotas

O FC Porto é um dos três clubes europeus que ainda não perderam um único encontro, em jogos oficiais, esta temporada. Quando se aproxima o primeiro terço da época, só Real Madrid e Manchester United conseguem uma façanha igual à dos azuis e brancos.

Dito por outras palavras, e ainda que as realidades competitivas sejam diferentes, a equipa de André Villas-Boas tem feito tão bem como as de José Mourinho e Alex Ferguson, duas figuras incontornáveis do futebol europeu, habituadas a serem destacadas pelos seus feitos e que, esta temporada, também ainda não provaram o sabor amargo da derrota.

Dos três, só FC Porto e Real Madrid lideram os respectivos campeonatos. O Manchester United, apesar de não ter derrotas, segue na terceira posição a três pontos do líder Chelsea, por culpa dos sete empates consentidos em 13 jornadas.

O balanço do FC Porto é fácil de fazer: 19 jogos, 17 vitórias e dois empates. Aliás, esta série sem derrotas pode até dilatar-se, no próximo domingo, se os azuis e brancos derrotarem o Moreirense na quarta eliminatória da Taça de Portugal.

O Real Madrid de José Mourinho continua a conjugar da melhor maneira a mudança de mentalidade competitiva do clube com os resultados e, em 17 jogos oficiais, empatou quatro e venceu 13. Na Liga espanhola cedeu apenas quatro pontos em 33 possíveis e lidera, à frente do Barcelona.

O Manchester United, como já se disse atrás, ocupa actualmente a terceira posição na Premier League - a um ponto do Arsenal e a três do Chelsea. Misturando todas as competições, a equipa de Nani e Bebé já fez 20 jogos e continua sem derrotas, totalizando 12 vitórias e oito empates.

Imprensa internacional atenta ao arranque

Os meios de comunicação internacionais não têm ficado indiferentes a este arranque do FC Porto. Ainda ontem, o jornal "Marca", embora com imprecisões nos números que dizem respeito aos portistas, sublinhava essa condição de equipa sem derrotas, insistindo na ideia de Villas-Boas ser "um bom aluno" de José Mourinho, ele que também segue invicto à frente do Real Madrid. Em Itália, à boleia do nome de André Villas-Boas nas especulações do Inter, onde Rafa Benítez continua sujeito a grande pressão, sublinhou-se também (e já quase que não é novidade essa atenção diária...) o "domínio" avassalador dos portistas no campeonato português, mas também o bom desempenho na Liga Europa e, imagine-se, até o detalhe de o FC Porto ter três avançados (Hulk, Varela e Falcao) que, juntos, têm mais golos do que qualquer outra das equipas da Liga Portuguesa. Um destaque que vai sendo montra para os portistas...

19
FC Porto

11 vitórias e um empate na Liga, cinco vitórias e um empate na Liga Europa, uma vitória na Taça e outra na Supertaça

17
Real Madrid

Nove vitórias e dois empates na Liga, três vitórias e um empate na Champions e uma vitória e um empate na Taça do Rei

20
Manchester United

Seis vitórias e sete empates no campeonato, três vitórias e um empate na Champions, vitória no Community Shield e duas vitórias na League Cup

FC Porto tem o quarto melhor ataque europeu

O ataque do FC Porto é o quarto mais concretizador da Europa com uma média de 2,45 golos por jogo, considerando apenas os desempenhos de campeonato. Este é, aliás, um aspecto que não passou em claro na página oficial da FIFA, que ontem fazia referência a "um trio dourado" de avançados [Hulk, Falcao e Varela], responsável por uma campanha quase perfeita. Juntos, os três apontaram 23 dos 27 golos marcados pelo FC Porto e só este trio, que lidera a lista dos melhores marcadores da Liga, tem mais golos apontados do que qualquer outra equipa do campeonato português. Hulk, com 11 golos, já festejou mais vezes do que as equipas do Leiria, Setúbal, Paços de Ferreira, Marítimo, Portimonense e Naval e tantas como Rio Ave e Olhanense.

Defesa portista continua a ser a menos batida da europa

Com um ataque letal e elogiado, como se pode ver aqui em baixo, a defesa do FC Porto tem conseguido também um desempenho sólido. Aliás, em números absolutos, os portistas têm a defesa menos batida dos principais campeonatos europeus. Os dragões encaixaram apenas quatro golos na Liga, número que, espreitados os campeonatos mais cotados do ranking da UEFA - e tal como O JOGO escreveu na semana passada - não encontra paralelo. E, curiosamente, a defesa portista tem sido sujeita a inúmeras alterações, porque Villas-Boas vai alternando Sapunaru com Fucile no lado direito e também muda muitas vezes a dupla de centrais.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: