sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Paulo Fonseca: «Estamos otimistas na Liga dos Campeões»

Treinador portista reconhece que «todos os adversários estão fortes»

 Atlético Madrid, Zenit e Áustria Viena são os adversários do FC Porto na Liga dos Campeões. Paulo Fonseca já tinha dito que estava satisfeito por começar a jornada europeia com uma deslocação a Viena, cidade onde o FC Porto se sagrou campeão europeu em 1987, mas já não ficou tão agradado com os adversários sorteados.

«Com o calendário fiquei satisfeito. Em relação às equipas, a escolha era pouca, todas elas estão fortes, mas estamos otimistas na Liga dos Campeões como nas outras competições em que estamos inseridos», garantiu Paulo Fonseca esta sexta-feira. 

Paulo Fonseca e o mercado: «Estou tranquilo»

Treinador portista confiante na manutenção de jogadores-chave e na redução do grupo de trabalho

 A quatro dias do fecho do mercado, Paulo Fonseca garante que está tranquilo e confiante que não perderá alguns dos nomes sonantes do plantel portista, que têm sido apontados a outros clubes.

«Encaro isto com tranquilidade. O mercado fecha segunda-feira e há situações que vão ficar mais esclarecidas, mas estou confiante na permanência de jogadores que tanto se tem falado que vão sair. Há sinais que indicam que o que eu pressinto vai acontecer», disse o técnico. Um dos nomes muito falados é Jackson Martinez, mas a renovação do avançado colombiano até já está em curso. Fernando também tem sido apontado a outros clubes, assim como Mangala, mas Paulo Fonseca não quer avançar com nomes.

O treinador garantiu ainda que «é profundamente falso que Izmailov tenha sido oferecido ao V. Guimarães», como foi avançado pela imprensa esta sexta-feira, não adiantando, contudo se conta com o jogador no futuro. «Essas questões estão todas a ser tratadas com grande atenção. Na segunda-feira, quando fechar o mercado, saberão quais os jogadores que vão ficar e quais os que vão sair».

Paulo Fonseca, que tinha afirmado no início da época, que teria que encurtar o plantel, não revela mais detalhes sobre possíveis saída e diz apenas: «Era importante reduzirmos o grupo de trabalho, mas penso que vai ser conseguido».

O treinador falou ainda sobre Marko Pavlovski, internacional sub-19 e campeão europeu deste escalão pela Sérvia, que está a caminho do F.C. Porto. «É um jovem jogador de grande valor, no qual o FC Porto deposita grandes esperanças, mas não será a breve prazo um jogador para equipa A».

«Ele pode desempenhar funções de ala e de 10, mas penso que a função 10 é a que ele desempenha melhor», explicou Paulo Fonseca. 

Paulo Fonseca: «Dérbi não tem tanta importância nesta altura»

Treinador do FC Porto diz que só no final da temporada poderá pesar este jogo

  Quando o FC Porto entrar em campo frente ao Paços Ferreira, no domingo, já saberá o resultado do dérbi Sporting-Benfica, mas Paulo Fonseca desvaloriza a importância desse jogo nesta altura do campeonato.

«O que espero é que o Porto ganhe. O que se passa com as outras equipas não me preocupa minimamente nesta fase», começou por dizer o técnico portista.


Questionado sobre se este jogo poderá vir a pesar no resultado do campeonato, Paulo Fonseca frisou: «É muito cedo». «Essa importância pode ser grande com o aproximar do fim do campeonato, mas nesta altura não tem tanta importância o dérbi lisboeta».

Paulo Fonseca: «Jogo com P. Ferreira é especial»


Treinador portista fala da ligação sentimental, mas quer a vitória e não espera facilidades

 Paulo Fonseca, agora ao comando do FC Porto, defronta pela primeira vez o Paços de Ferreira, desde que saiu da equipa. O técnico portista admite que será um jogo especial, mas adivinha dificuldades.

«Do ponto de vista sentimental, é um jogo especial. É um passado que me orgulha imenso. Estão daquele lado pessoas que muito marcaram a minha vida, mas, independentemente de ser o Paços ou outro adversário qualquer, nós queremos sempre vencer. E o facto de eu estar sentimentalmente ligado ao Paços de Ferreira, não significa nada na altura de lutar pelos três pontos», garantiu o treinador na conferência de imprensa de antevisão do jogo.

«As deslocações a Paços de Ferreira são tradicionalmente difíceis, mesmo o jogo sendo desta vez em Felgueiras, acredito que teremos o mesmo tipo de dificuldades que teríamos na Mata Real», afirmou. «O Paços é uma boa equipa, que neste momento ainda não conseguiu qualquer vitória, mas os resultados não traduzem o que a equipa vem produzindo. Vi todos os jogos e vi que tem sido uma equipa infeliz, que tem assumido o jogo, que defrontou grandes equipas, mas que deixou uma imagem positiva nos encontros que fez».

E deixou um aviso: «Não nos podemos deixar levar só pelos resultados, mas temos que ver o que a equipa fez e a forma como jogou, principalmente pelo Zenit. A equipas do Paços de Ferreira são sempre equipas agressivas, muito solidárias, e não há dúvida que o Vítor acrescenta qualidade à equipa».

Questionado sobre a comparação entre a equipa pacense desta época em relação àquela que comandou na temporada passada, Paulo Fonseca afirma que «obrigatoriamente tem diferenças». «No ano passado estava eu, este ano está o Costinha e temos ideias diferentes sobre o jogo. O Paços continua a ser uma grande equipa. Tenho um grande conhecimento sobre os jogadores que ficaram, mas eles também têm um grande conhecimento das minhas ideias», frisou.

 

Paulo Fonseca: «Sorteio foi favorável ao FC Porto»

Treinador diz que começo em Viena é um «bom prenúncio»

 O treinador Paulo Fonseca considerou que o sorteio da Liga dos Campeões, que ditou como adversários dos dragões no grupo G o Atlético Madrid, o Zenit e o Áustria Viena, foi «favorável ao FC Porto».
«É importante ter dois jogos seguidos em casa, à segunda e terceira jornada, bem como ter o primeiro jogo em Viena, frente ao Áustria», disse Paulo Fonseca, para quem a principal arma do FC Porto na Liga dos Campeões «vai ser a ambição».
Sabedor de que os adeptos do FC Porto «depositam grandes esperanças no percurso da equipa nesta edição da Liga dos Campeões», Paulo Fonseca quer «passar a primeira fase de grupos, independentemente dos adversários» que saíram em sorte.
Paulo Fonseca evoca mesmo a deslocação a Viena, no pontapé de saída portista na prova, como um «bom prenúncio», em função das «grandes recordações» que os adeptos portistas guardam dessa cidade, onde o FC Porto se sagrou campeão europeu em 1987.

in "maisfutebol.iol.pt"

 

Sem comentários: