quinta-feira, 17 de maio de 2012

Os cinco herdeiros de Gilberto

Da equipa que recentemente se sagrou tetracampeã e que sábado irá fazer a festa do título no Dragão Caixa, Hugo Laurentino, que chegou de Évora ao FC Porto com apenas 15 anos, Filipe Mota, que chegou de Odivelas com 16, mas especialmente Gilberto Duarte, por ser o mais recente, que chegou também com 16, vindo de Lagoa, são alguns dos exemplos da política de recrutamento seguida pelo andebol do FC Porto. Mas Gilberto, que aos 21 anos se prepara para ser eleito o Jogador Mais Valioso (MVP) do campeonato, está longe de ser o último produto do trabalho da formação portista.
No plantel principal já vão entrando cinco dragãozinhos que têm no jovem Gilberto um exemplo e que, não tardará, poderão passar a ter o mesmo papel perante outra nova fornada, de atletas de 16/17 anos, que também já treina com o plantel comandado por Ljubomir Obradovic. Vasco Santos (18 anos), Duarte Carregueiro (19 feitos em março), João Jacob Ramos e Hugo Santos (20) e António Silva (21) são os cinco juniores que já terão direito às faixas. Aliás, tal como Ricardo Pesqueira (20 anos) e Tiago Silva (21), que jogaram pelos campeões, mas acabaram a temporada emprestados a ABC e ISMAI, respetivamente.
"O Hugo tinha aí uns sete ou oito anos e vinha ver o irmão treinar, ou seja, está desde sempre no FC Porto, o ToZé (António Silva) vi-o no campeonato de infantis em Valbom, o Vasco foi referenciado, é o terceiro ano que cá está, dois como jogador do FC Porto e o primeiro em que treinou cá a época inteira e jogava pelo CALE, o Jacob era meu aluno no Colégio e o Duarte veio de Leiria", resumiu José Magalhães, diretor-geral do andebol azul e branco, que descobriu Duarte em terras do Lis mas também, lá está, Gilberto em Lagoa ou Filipe Mota em Odivelas. Uma "saga" que começou com... Carlos Resende, há 24 anos, em Lisboa.
"Não sou eu que descubro, tenho é um grupo de pessoas amigas que me vai dando referências de jogadores e nós vamos vê-los", explica, naquilo a que está na moda chamar de scouting, mas que não passa de prospeção. "Chame-lhe o quiser, o que sei é que não é nada do outro mundo", garante.
Duarte Carregueiro, o que veio de mais longe desta nova geração, conta como passou do pavilhão do Sismaria para o Dragão Caixa . "Vi que o FC Porto era uma equipa muito jovem, tricampeã nacional de seniores e com uma equipa de juniores muito boa, onde me podia integrar e aprender. Mas também percebi o trajeto do Gilberto, do Wilson e de outros jogadores que já chegaram há mais tempo ao FC Porto e que também vieram de fora, como o Mota ou Tino. Acima de tudo, vi que aqui podia ter a minha oportunidade mais facilmente do que noutros sítios. O Gilberto é mesmo o caso em que penso muitas vezes, é o exemplo mais recente do potenciar de um jogador. Ele é um atleta formidável e, ainda muito novo, graças ao FC Porto, deu um grande salto".
Também de fora, embora de mais perto (Matosinhos), Vasco Santos, o mais novo, de apenas 18 anos, admite: "Ainda sou júnior de primeiro ano e nunca imaginei nesta altura integrar a equipa sénior em tantos jogos". Mas mostra-se profundamente identificado com o que o rodeia. "O FC Porto é uma equipa cheia de garra, sempre pronta para vencer e muito trabalhadora, porque ser tetracampeão não é para quem quer, é para quem trabalha no duro". Também de perto (Vila Nova de Gaia), o guarda-redes António Silva mudou-se para os portistas "no último ano de juvenil" e fê-lo para "seguir o sonho de ser jogador profissional".
Hugo Santos, que está nos dragões desde sempre, por influência familiar, lembra que "o FC Porto é o clube que transforma os jovens em grandes jogadores" e que é isso que hoje mais o motiva, com Jacob, que foi aluno de José Magalhães, a revelar já uma enorme ambição: "Penso ser pentacampeão e jogar a Liga dos Campeões pelo FC Porto. Esse sim, é o meu grande sonho".
Preparar atletas, mais do que ganhar
"É importante ganhar, porque só assim se formam atletas com ambição de vencer, mas mais importante é que o FC Porto tenha a preocupação de formatar atletas com o nível que nos é exigido", explica José Magalhães, justificando assim uma assumida menor atenção às conquistas nos escalões de formação. "Sabemos que há atletas, com outros dados antropométricos, que têm mais facilidade em chegar mais rapidamente a outras performances, mas o FC Porto tem tido a preocupação de ter atletas com outros parâmetros, que levam mais tempo a atingir um nível elevado, mas que no futuro terão mais sucesso", ou seja, procura atletas altos e com uma boa envergadura.
"Isto não quer dizer que o FC Porto não queira ganhar... O FC Porto luta para ganhar, mas tem muitos atletas na equipa sénior com o propósito de os maturar. Repare que o Gilberto está cá há cinco anos, tem jogado o que sabemos, e só tem 21 anos". 

Campeões da casa
Hugo Laurentino (27 anos) - Évora - No FC Porto desde os 15
Filipe Mota (28 anos) - Odivelas - No FC Porto desde os 16
Gilberto Duarte (21 anos) - Lagoa - No FC Porto desde os 16 anos
Ricardo Moreira (30 anos) - Ermesinde - No FC Porto desde os 12 anos
Tiago Rocha (26 anos) - São Paio de Oleiros - No FC Porto desde os 10 anos 

Há muitos anos que o FC Porto aposta em jovens valores


Melhor jogador português de sempre, Carlos Resende, há 24 anos, terá sido o primeiro grande exemplo dessa política, sendo já então contratado por José Magalhães. O JOGO apresenta-lhe as cinco mais recentes descobertas

Duarte Carregueiro
Data de nascimento/Idade: 02/03/1993 (19 anos)
Naturalidade: Vieira de Leiria
Posição: Central Altura/Peso: 1,90m/79kg
Começou a jogar: Vieirense (6 anos) Chegou ao FC Porto: 2011/12
Equipa anterior: AC Sismaria Ídolo: Olafur Stefansson
Objetivo: Integrar a equipa sénior do FC Porto
e ter sucesso nos estudos
Escolaridade: 1º ano da licenciatura de Matemática

Vasco Santos
Data de nascimento/Idade: 25/06/1993 (18 anos)
Naturalidade: Matosinhos
Posição: Lateral-esquerdo Altura/Peso: 2,00m/92 kg
Começou a jogar: CALE (8 anos) Chegou ao FC Porto: 2009/10
Equipa anterior: CALE Ídolo: Filip Jicha
Objetivo: Entrar na equipa sénior do FC Porto
e ser bem sucedido dentro e fora de campo
Escolaridade: 12º ano de Ciências Tecnológicas

António Silva
Data de nascimento/Idade: 17/01/1991 (21 anos)
Naturalidade: Vila Nova de Gaia
Posição: Guarda-redes Altura/Peso: 1,98m/100kg
Começou a jogar: Sp. Espinho (10 anos) Chegou ao FC Porto: 2009/10
Equipa anterior: Juniores Ídolo: Carlos Ferreira
Objetivo: Voltar a ser campeão pelo FC Porto
e ter sucesso na carreira desportiva
Escolaridade: 12º ano do curso profissional de turismo

Jacob
Data de nascimento/Idade: 06/07/1991 (20 anos)
Naturalidade: Carvalhos
Posição: Ponta-esquerda/Lateral-esquerdo Altura/Peso: 1,94m/91kg
Começou a jogar: Colégio dos Carvalhos (10 anos)
Chegou ao FC Porto: 15 anos Equipa anterior: Sporting de Espinho
Ídolo: Uwe Gensheimer
Objetivo: Jogar a Liga dos Campeões pelo FC Porto
Escolaridade: 2º ano da FADEUP

Hugo Santos
Data de nascimento/Idade: 02/03/1992 (20 anos)
Naturalidade: Porto
Posição: Ponta-esquerda Altura/Peso: 1,79m/68kg
Começou a jogar: FC Porto (7 anos)
Chegou ao FC Porto: 2001/02 Equipa anterior: FC Porto
Ídolo: Karabatic
Objetivo: Chegar aos grandes palcos do andebol
Escolaridade: 1º ano da FADEUP 

in "ojogo.pt"

Sem comentários: