quinta-feira, 17 de maio de 2012

O que jogaram os emprestados do FC Porto em 2011/12

Análise à época dos atletas cedidos pelos três grandes. Meio campo portista muito "disperso".

O número de emprestados pelo campeão nacional é muito semelhante ao do Sporting: 25 "leões" contra 23 "dragões". E a meio-campo abundam as opções.

No início da época parecia que Castro iria ficar junto dos campeões nacionais, mas rumou a Gijón, onde é muito importante no Sporting local, embora tenha sido relegado nas últimas semanas. Terá um desfecho diferente na próxima pré-temporada? Em Gijón não vai ficar; Castro já se despediu da equipa que agora vai jogar na segunda divisão espanhola.
Guarín e Belluschi, peças fundamentais no tempo de Villas-Boas, foram cedidos em janeiro, rumo a Itália. A lesão prolongada do colombiano não permitiu ao jogador jogar muitos minutos no Inter, onde deverá continuar; o argentino não é titular indiscutível no "aflito" Génova, mas agrada aos responsáveis locais.
Souza saiu em janeiro para o Grémio e poderá ser um daqueles atletas que no Brasil funcionam bem, mas na Europa não. Ukra esteve parado meio ano, nunca foi titular em Braga, esta época, e não deverá entrar nas contas portistas.
Miguel Lopes aproveitou as várias lesões no Sporting de Braga para se impor no corredor direito da defesa e foi inclusive chamado à seleção nacional. No entanto, com Sapunaru e Danilo, o futuro deverá passar por novo empréstimo (veremos o que acontece no Europeu 2012). O mesmo acontece com Fucile, que foi emprestado também já este ano, e deve permanecer no Santos.
Abdoulaye tem-se relevado uma surpresa para muitos observadores. Com passada larga, poderio físico e bom sentido posicional, é um dos jogadores com lugar cativo na Académica e estará dependente de uma saída de um central portista (Rolando?) para se afirmar na equipa principal do FC Porto. Sereno foi sempre titular no despromovido Colónia, com exibições seguras.
Para o sector ofensivo, Walter era o "homem pesado" da equipa até ser emprestado ao Cruzeiro, em janeiro. Também não é titular no conjunto de Belo Horizonte e, apesar das poucas opções para a posição no plantel portista, não se prevê o seu regresso. Atsu é um dos jogadores mais influentes no Rio Ave, tem demonstrado capacidade física e técnica acima da média, e poderá ser uma boa alternativa para a posição de extremo.
Por fim, a baliza: Beto é o dono das redes no Cluj. Foi para a Roménia para jogar e ser opção para Paulo Bento - e vai mesmo estar no Europeu deste ano. Mas, depois da competição, poderá ser colocado no mercado para uma possível transferência.
Fora dos planos do FC Porto estarão vários nomes. Os guardiões Hugo Ventura e Kieszek, os defesas David Addy, Ivo Pinto, André Pinto e David Bruno, os médios Sérgio Oliveira, Edu, Soares e Pedro Moreira e o avançado Kelvin seguirão para novo empréstimo ou transferência.

in "relvado.pt"

Sem comentários: