segunda-feira, 2 de abril de 2012

De indiscutível a suplente num abrir e fechar de olhos

Rolando sentou-se no banco de suplentes contra o Olhanense e lá se manteve os noventa minutos a ver jogar Maicon e Otamendi no eixo da defesa. Em condições normais, o internacional português é um dos poucos indiscutíveis na zona central do quarteto defensivo do FC Porto, como o comprova o facto de ter sido titular em 34 dos 41 jogos dos azuis e brancos esta temporada. Mas esta não está a ser visivelmente uma época "normal" para Rolando.
A condição de suplente contra os algarvios é só a ponta de um icebergue alicerçado em alguns erros cometidos recentemente - que terão contribuído para que a equipa perdesse pontos - e uma ou outra atitude que se desconhecia no central, que até passou a ser capitão da equipa esta temporada. O desagrado manifestado quando recebeu ordem para sair contra a Académica foi o caso mais evidente, que acabou resolvido entre quatro paredes com Vítor Pereira, que poucos dias depois desvalorizou a situação, justificando ter ficado tudo esclarecido durante uma conversa com o capitão.
Coincidência, ou não, a condição de suplente de Rolando surge após o empate do FC Porto em Paços de Ferreira, jogo no qual reparte culpas com outros parceiros, num lance em que Melgarejo aproveita a passividade defensiva para cabecear e obrigar à repartição de pontos.
Outro sinal que acentua uma época anormal de Rolando é a disciplina, até então um dos grandes trunfos do central. Do seu cadastro passaram a fazer parte cartões vermelhos, algo que já se verificou três vezes esta época - frente a Barcelona, Rio Ave e Manchester City - e que nunca tinha acontecido ao defesa desde que se tornou profissional.

Uma época aos soluços


Barcelona (n) Expulso na Supertaça Europeia por derrubar Messi quando este fugia disparado. Primeiro vermelho em mais de 130 jogos ao serviço do FC Porto.

Rio Ave (c) Travou João Tomás em falta aos 90+4' e com 2-0 no marcador. Viu vermelho direto.

Gil Vicente (f) Batido no ar no primeiro golo do Gil Vicente e destroçado pelo chão no terceiro na derrota por 3-1. Viu ainda o quinto amarelo na prova, ficando suspenso na jornada seguinte.

Manchester City (f) Expulso por acumulação de amarelos por protestar fora de jogo de Dzeko no lance do segundo golo inglês. O FC Porto acabou por perder 4-0.

Académica (c) Deixou Edinho ganhar-lhe as costas no golo da Académica. Saiu aos 61' e não conteve o seu desagrado com a substituição. O encontro acabou empatado (1-1).

Paços de Ferreira (f) Reparte culpas com a defesa no golo de Melgarejo. Mais um empate (1-1).


Aberta discussão no eixo


Depois de Rolando se ter sentado no banco contra o Olhanense e de Vítor Pereira ter optado por colocar Maicon e Otamendi lado a lado, levanta-se agora a discussão em torno da dupla de centrais a alinhar na deslocação do FC Porto a Braga. Até sábado, esta combinação defensiva só se tinha visto uma vez esta temporada, forçada pela suspensão de Rolando na primeira jornada da Liga dos Campeões, contra o Shakhtar Donetsk, na sequência da expulsão por acumulação de cartões amarelos do internacional português, no Mónaco, na Supertaça Europeia frente ao Barcelona.
A boa forma de Maicon deixava antever a reedição pela sétima vez esta época de uma dupla com Rolando, apesar de Otamendi ter estado em bom nível em Paços de Ferreira, mas Vítor Pereira optou mesmo pelos jogadores que melhores garantias defensivas lhe davam no momento e "sacrificou" Rolando. Consequência direta desta opção técnica serão as dúvidas que vão passar a levantar-se em relação à dupla de centrais do FC Porto em Braga.

Duplas de Vítor Pereira

Rolando/Otamendi 22
Rolando/Mangala 6
Rolando/Maicon 6
Maicon/Mangala 3
Maicon/Otamendi 2
Otamendi/Mangala 2


3 questões: Rui Ferreira, Treinador do Nogueirense e ex-companheiro de Rolando no Belenenses

"Não tem estado ao melhor nível"


1 O que pode ter causado esta ida para o banco de suplentes de Rolando?

Aquele desabafo na substituição com a Académica pode ter funcionado a favor dele. Rolando será hoje um jogador diferente e deve ter percebido a importância que tem no FC Porto, mesmo numa época em que não tem estado reconhecidamente ao seu melhor nível. Mas serviu para amadurecer de certeza e perceber que mantém as suas qualidades intactas.


2 Acha que esta é a melhor forma de o recuperar para os jogos que restam?

Nesta altura, sem margem de manobra para tentar chegar ao título, não acredito que o Vítor Pereira faça qualquer tipo de gestão. Simplesmente, o plantel do FC Porto é vasto em opções de qualidade para o eixo da defesa e o técnico está numa fase em que tem de apostar nos jogadores que lhe dão mais garantias. A prioridade agora é ganhar.


3 Mas como é que o Rolando pode interpretar esta situação?

Um jogador quando deixa de ser titular pode começar a ter dúvidas, ainda para mais com o Europeu à porta, mas não é por causa disso que ele vai deixar de ser selecionável.
Não podemos esquecer o que ele fez para trás. Agora, é natural que ele possa estar a sentir o peso da herança deixada por Bruno Alves e o facto de se ter tornado capitão, mas vai dar a volta por cima.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: