quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

"VAMOS COM CERTEZA GANHAR"


Ganhar ao Moreirense, sendo fiel ao processo e à intensidade da equipa, é a mensagem de Vítor Pereira para o jogo de sábado, em que o FC Porto volta ao campeonato. O treinador não esqueceu Helton, que diz ser o melhor guarda-redes em Portugal, e o orgulho por dirigir a única equipa portuguesa na Champions.

Que tipo de mensagem é importante passar nesta altura, depois de duas derrotas?
Eu acho que a mensagem fundamental que se tem de passar para o grupo e para os adeptos é uma mensagem para o jogo com o Moreirense, que é um jogo importante, um jogo que temos de ganhar e vamos ganhar com certeza. Temos de apresentar a nossa qualidade de jogo, o nosso foco é o próximo jogo e é nesse jogo que a cabeça tem de estar. Estamos em primeiro lugar no campeonato, com melhor ataque e melhor defesa, somos a única equipa a representar Portugal na Liga dos Campeões. Esses são de facto os grandes objectivos da época e os que queremos perseguir com todas as forças.

O que mudou numa semana, para o FC Porto deixar de ser uma equipa invicta e ter sofrido dois desaires?
A equipa tem sido igual a si própria, jogou três jogos de elevadíssima dificuldade, ganhou o primeiro, depois o sorteio para nós não nos ditou equipas da III ou II Divisão, ditou-nos o Braga, depois Liga dos Campeões, com elevado grau de dificuldade. Apenas os resultados não aconteceram, podiam ter acontecido. Acreditamos nos nossos processos, na nossa qualidade individual e colectiva. Estamos a trabalhar para continuar na frente do campeonato. É preciso estar preparado para momentos destes, tínhamos a certeza que não íamos estar invictos a época toda.

Os jogadores ficaram afectados com estes resultados?
O grupo tem experiência e sente que o jogo de Braga foi disputadíssimo e só perdemos com dez jogadores, podia ter dado para um lado ou outro, deu para o lado deles. O jogo de Paris foi um jogo de nível elevado, em que discutimos o jogo até ao último minuto, podíamos ter saído com outro resultado. Numa equipa experiente e que sabe o que quer só tem que continuar no mesmo caminho, reflectir sobre um ou outro erro que eventualmente possamos melhorar, mas seguir o nosso caminho e acreditar na nossa qualidade.

O FC Porto é agora a única equipa portuguesa na Champions…
Lamento que não estejam mais, porque era bom para o futebol português. Estamos felizes por estar nos oitavos-de-final, estamos entre as melhores equipas da Europa, no ano passado fomos muito criticados por lá não estar.

Faltam mais jogos com esta intensidade, para a equipa evoluir?
Quanto maior o nível do campeonato maior a possibilidade de estarmos a um nível alto. Nós temos o campeonato que temos, que é um bom campeonato, com qualidade, que nos permite estar nesta fase na Liga dos Campeões. Se o campeonato não tivesse qualidade não estávamos lá.

O grupo ficou afectado com as derrotas?
Na cultura de vitória no FC Porto uma derrota afecta toda a gente, duas afectam mais, não estamos habituados a sofrer derrotas, somos clube com cultura de vitória muito vincada. O Moreirense é uma equipa organizada, que nunca perdeu por mais de 1-0 no Dragão, não estamos à espera de um jogo fácil mas estamos à espera de jogar bem, de apresentar a nossa intensidade de jogo e ganhar. Mas o Moreirense não no vai estender o tapete, de certeza absoluta.

Tem preferência de adversário na Liga dos Campeões?
Queríamos muito o primeiro lugar porque o sorteio podia ditar uma ou outra equipa de um nível não tão alto, mas as equipas que conseguiram o primeiro lugar são todas muito fortes, venha o diabo e escolha. Queremos lá estar e queremos com os nossos argumentos seguir em frente.

Vai estar atento ao Sporting-Benfica e espera beneficiar da jornada?
As expectativas da jornada são ganhar ao Moreirense. Isso é que conta para nós e para os nossos adeptos. Temos de estar concentrados em torno desse jogo, porque é esse jogo que podemos controlar e que nos interessa directamente. Depois, o que acontecer acontece, mas não temos a ver com os jogos dos outros.

Como analisa o erro de Helton, no jogo com o Paris-SG?
Com orgulho trabalho num clube em que os erros individuais não existem. Aqui assume-se tudo colectivamente, assumem-se as vitórias, as grandes conquistas e as derrotas e os momentos menos felizes. Os erros acontecem porque a equipa não conseguiu impedi-los. Há em muita especulação em torno do golo que sofremos, mas devo dizer que o Helton é o melhor guarda-redes a defender neste país e está num lote muito restrito dos grandes guarda-redes. Tem-nos dado muitos pontos. Só falo nisto porque estou mesmo a ver que durante a semana a tecla vai ser o golo que sofremos em Paris, ou em Braga, no caso do Danilo. Queria que se concentrassem também no facto de o FC Porto lidera o campeonato e ser a única equipa portuguesa na Champions.

Vai poder contar com Fernando no jogo de sábado?
O Fernando está neste momento entregue ao departamento clínico, vamos ver. Isso deixo para o departamento clínico.


in "fcp.pt"

Sem comentários: