sexta-feira, 6 de maio de 2011

Jogo 132 entre FC Porto e Braga marcado para Dublin


Há apenas registo de dois confrontos em campo neutro entre FC Porto e Sporting de Braga. Ambos aconteceram em finais da Taça de Portugal, que terminaram com vitória azul e branca. Em 1997/98 o FC Porto bateu por 3-1 os arsenalistas, enquanto em 1976/77 a vitória foi por 1-0.
Em 2010/11, os confrontos entre as duas equipas foram também de vitória azul e branca, que no Estádio do Dragão bateu os arsenalistas por 3-2 na quarta jornada da Liga Zon Sagres, num encontro cheio de emoção e incerteza no resultado, enquanto no Estádio AXA o triunfo foi mais claro: 0-2.
O último triunfo do Sporting de Braga sobre o FC Porto data de 19 de Setembro de 2009 e foi disputado na Pedreira, com Alan a marcar o único golo da partida. Os arsenalistas somam três derrotas consecutivas frente ao FC Porto, sendo que apenas venceram uma das últimas nove partidas, enquanto os portistas venceram sete.
No total, em 131 confrontos oficiais entre os dois clubes, o FC Porto superioriza-se de forma clara, vencendo em 92 ocasiões, contabilizando apenas 17 derrotas.
Em Dublin, disputar-se-á o 132º jogo oficial entre os dois clubes. Os bracarenses têm feito história ao longo de duas temporadas, na primeira ao nível interno e na segunda ao nível internacional, e com a vitória sobre o Benfica tornaram-se no clube número 101 a qualificar-se para uma final europeia.
O confronto com o FC Porto será diferente de qualquer outro que tenha sido disputado contra os azuis e brancos. Em jogo estará um troféu, algo bastante aguardado no Minho, mas não é uma taça de uma competição nacional, é a da Liga Europa, a segunda competição de clubes mais importante da Europa.
Para lá chegar, a equipa de Domingos Paciência passou antes, pela primeira vez, pela Liga dos Campeões, onde começou por eliminar o Cetic e o Sevilla. Foi apenas o começo de uma aventura europeia, que teve como pontos altos as vitórias sobre o Arsenal, Lech Poznan, Liverpool, Dynamo Kyiv e, agora, o Benfica.
O percurso do FC Porto foi feito com classe, muitos golos, que passaram a ideia de uma superioridade dos azuis e brancos sobre os adversários. A vitória na eliminatória frente ao Sevilla, pelas dificuldades que os andaluzes criaram, foi o ponto alto da equipa na Liga Europa, que catapultaram a equipa para vitória categóricas e indiscutíveis sobre o CSKA Moskva, Spartak Moskva e Villarreal.
O timoneiro desta equipa, que tem quebrado vários recordes, chama-se André Villas-Boas, que pode tornar-se no treinador mais novo a conquistar uma competição europeia. Para isso acontecer, terá que vencer a equipa orientada por Domingos Paciência, de quem era fã quando o agora treinador do Sporting de Braga era jogador do FC Porto.
in "zerozero.pt"

Sem comentários: