quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Iturbe: "Quero a supertaça e a camisola de Messi"

As exibições no Mundial de sub-20 têm confirmado tudo o que de bom se disse dele, mas Iturbe conserva o discurso simples. "Não me sinto figura, o importante é a equipa", diz, com aparente indiferença ao que tem sido escrito. No rescaldo do jogo com o México dividiu o protagonismo com Erick Lamela, recentemente transferido do River Plate para o Roma, mas houve uma diferença: Iturbe viu os primeiros 45 minutos do banco. Walter Perazzo, o seleccionador, mudou de opinião no jogo seguinte, com Inglaterra. Apesar do empate a zero, Iturbe voltou a sobressair. "Não me considero uma referência desta selecção, como podem ser Lamela ou Ferreyra. Todos somos bons; o grupo tem 21 jogadores e temos de nos apoiar uns aos outros para conseguir bons resultados e chegar o mais longe possível." O discurso de Iturbe, em nada atraiçoado pela euforia normal dos 18 anos, molda-se à pauta tradicional do FC Porto, onde o sentido colectivo costuma ser palavra de ordem. A poucas semanas de concretizar a mudança para o Dragão, o argentino, apesar de concentrado na ideia de manter-se na Colômbia até à final do Mundial, não desdenha antecipar o que seria uma estreia de sonho: integrar a comitiva portista que, no dia 26, estará no Mónaco a discutir a Supertaça europeia com o Barcelona. "Se jogar, será estranho ter Messi pela frente. E contra Messi querem jogar todos. Os defesas não querem [risos], mas nós, os que admiramos o futebol dele, queremos. Deus queira que me toque jogar contra nessa final, porque assim, depois do jogo, posso pedir-lhe a camisola. Adorava tê-la. À camisola e à Supertaça, claro".



Já esteve no Porto e diz-se preparado

Iturbe não quer aprofundar muito o tema FC Porto, de forma a não se desviar do Mundial que lhe ocupa a atenção. Tem tempo de pensar mais detalhadamente sobre o que o espera no Dragão. "Estive em Portugal poucos dias. Sinto-me contente porque me foi dada a oportunidade de representar um clube muito bom. Deus queira que, quando regressar lá depois do Mundial, corra tudo bem e as coisas saiam como espero. A minha intenção é fazer o melhor com a camisola do FC Porto."
Ponto final, ou pelo menos reticências, sobre o assunto FC Porto, porque, para já, o que gostava mesmo era de ganhar o Mundial de sub-20. "Vamos passo a passo, tranquilos, demonstrando o que valemos". O fracasso argentino na Copa América não afectou o grupo, nem sequer de raspão. "Não resulta daí qualquer pressão para nós, porque são realidades diferentes. A selecção principal é outra coisa. A nós, compete-nos fazer um bom torneio e melhorar o que foi feito no sul-americano", diz, sublinhando a boa integração no grupo. "Estou a conhecer Lamela e sentimo-nos cómodos a jogar juntos, falamos muito. Com ele e com Ferreyra podemos formar um ataque muito bom", promete o craque argentino.

Não compreende perseguição a La Pulga

Depois do fracasso da Argentina na Copa América, voltaram as críticas a Messi. O rendimento de La Pulga ficou a desejar, mas Iturbe, um fã assumido, não hesita em defendê-lo. "Dói-me que o critiquem tanto na Argentina, ele é fantástico. Criticam-no porque é ele quem leva a equipa às costas", atira, lembrando o estatuto que Messi alcançou na Europa. "Ele é um jogador extraordinário e indiscutível". Iturbe diz que não se cruzou com o jogador do Barcelona antes de embarcar para a Colômbia. "Estávamos no centro de treinos eles na Copa América, mas esse período já passou. Agora é preciso garantir a presença no próximo Mundial." O do Brasil...

in "ojogo.pt"

Sem comentários: