quarta-feira, 25 de maio de 2011

Tarot. Benfica e Sporting dão as cartas para mais um ciclo do FC Porto?

É preciso ser oráculo para ler que o FC Porto parte em vantagem para 2011/12? Os dragões têm a equipa (e não querem vender jogadores), o treinador e a estrutura. Então e o Benfica e o Sporting? Têm treinadores e pouco mais. Os plantéis estão à espera da reconstrução (falta perceber quem sai e quem entra) e as estruturas estão longe de clarificadas: no Estádio da Luz já se viu que o triângulo Vieira-Rui Costa-Jesus está próximo de se tornar um quadrado, com mais um elemento para se colocar próximo do balneário; em Alvalade há gente a mais à volta da gestão do futebol, onde Luís Duque não admite ingerências. A juntar a tudo isto, um dado estatístico essencial: nos últimos anos o FC Porto nunca ganha um campeonato isolado. A nortada pode durar mais uns tempos



A força
Villas-Boas deve ficar no Dragão, apesar do interesse de grandes europeus. O técnico é portista assumido e já manifestou o desejo de ficar. Além disso, está blindado por uma cláusula de 15 milhões. "The Force is with you, young Villas-Boas, but you are not a Jedi yet", parece dizer Pinto da Costa ao treinador. Aos 33 anos, ainda há uma Champions para conquistar e ultrapassar os feitos de Mourinho no FC Porto.

A justiça
Há justiça dentro e fora dos relvados. No campo, o FC Porto foi mais forte que tudo e todos. Fora dele, voltou a estar no centro de processos judiciais. Ontem a Procuradoria- Geral da República recebeu uma queixa contra Pinto da Costa por alegadamente ter jantado com o árbitro do FC Porto-Villarreal (meia-final da Liga Europa). Há ainda as escutas do Apito Dourado a ecoar na cabeça de muitos.

O sol
Após a final da Taça, Pinto da Costa avisou que “mesmo que seja por um euro abaixo [das cláusulas de rescisão], não sai ninguém”. Se assim for, está quase assegurada a presença de Hulk, já que o avançado brasileiro tem uma cláusula de 100 milhões. Falcao, o melhor marcador da Liga Europa, custa 30 milhões, valor alto mas não inatingível. Se mantiver esta espinha dorsal, o FCPorto é quase imbatível.

O mundo
No reinado de Pinto da Costa, que começou em 1982, os dragões venceram 18 campeonatos. E só por duas vezes não conseguiram triunfar no ano seguinte, após 87/88 e 89/90. De resto, três bis, um tetra e um penta. Numa altura em que entrou para a história ao vencer a liga invicto, alguém estará à altura de bater uma equipa que, depois da Europa, quer iniciar um novo ciclo e conquistar o mundo?

O diabo
As grandes entradas de dinheiro são um ponto forte nesta figura do tarot. Coentrão e Cardozo vão proporcionar um excelente encaixe financeiro à SAD. Maso bom vem sempre acompanhado do mau. Sai o melhor jogador do Benfica e o avançado que marcou mais de 100 golos na Luz. Só uma incursão cirúrgica no mercado – e uma elevada verba – pode permitir que o plantel não perca qualidade.

O julgamento
A desilusão está associada a esta carta. Jorge Jesus foi um dos responsáveis por devolver o Benfica aos dias de glória, mas também por falhar rotundamente no ano seguinte. Quando as coisas correram mal, os jogadores de maior estatuto começaram a perder a paciência com os berros constantes do técnico. A falta de humildade levoua um início de época decepcionante. Como será preparado 2011/12?

Os amantes
Vieira pretende uma figura da sua confiança para supervisionar o trabalho do treinador e fazer a ponte entre o futebol profissional e o presidente. Octávio foi um dos nomes falados. Seja quem for que assuma o cargo, Vieira terá de garantir que as boas relações deste com Rui Costa e Jesus não se degradam. Caso contrário, a estrutura encarnada pode começar a implodir ainda antes de estar a funcionar em pleno.

O imperador
A alcunha é do guarda-redes Júlio César, mas Vieira é quem governao império encarnado. Depois do fracasso desta época desportiva, o presidente chamou a si a responsabilidade das decisões, passadas e futuras, esvaziando o papel de Rui Costa e retirando poderes a Jesus. A liderança é um dos aspectos positivos desta carta, mas a indecisão ou a imaturidade podem deitar tudo a perder na nova temporada.

A roda da fortuna
Nos aspectos negativos desta carta estão o destino e a falta de sorte. Desde que embarcou no denominado “projecto Roquette”, o Sporting foi perdendo a vantagem para o FC Porto e é, neste momento, o clube com menos títulos entre os grandes. E se na última época por vezes pareceu que as coisas não podiam correr pior – a sorte não foi aliada –, Godinho tem muito trabalho pela frente para mudar o destino do clube.

O pendurado
Esta carta tem a ver com mudança. Podemos mudar ou não. O Sporting tenta a todo o custo inverter o retrocesso dos últimos anos. Desde que Bento saiu a equipa não voltou a lutar pelo título. A aposta em Domingos parece mais ambiciosa que a de Paulo Sérgio em 2010. E há 30 milhões para contratar jogadores, algo nunca visto em Alvalade. Tanta mudança poderá ser assimilada a tempo de voos mais altos?

A torre
Com a entrada de Domingos pode chegar ao fim o ciclo negativo. Mas, segundo o tarot, pode haver um divórcio. E o de Luís Duque dos leões esteve próximo.
O director da SAD, considerado peça fulcral por Godinho, deu um murro na mesa. Saiu reforçado, mas, se a situação não acalmar de vez, o Sporting arrisca-se a ter um temporal em plena temporada. E assim seria ainda mais difícil de lutar pelo título.


A lua
Entre a inspiração e a depressão, os leões querem a Lua mas podem acabar em novo pesadelo. Os sócios não vão perdoar mais desaires e a paciência (o substantivo, não o treinador) é um bem cada vez mais escasso. Até as palavras do presidente parecem premonitórias: “Espero que Domingos fique o tempo suficiente para garantir o sucesso.” Estranho é já se falar em “tempo suficiente”. Domingos ainda nem assinou.

in "ionline.pt"

Sem comentários: