quarta-feira, 25 de maio de 2011

Pinto da Costa: "Agora a cidade já não nos deve nada"

Fechadas as portas da Câmara Municipal do Porto para os múltiplos festejos da equipa de André Villas-Boas numa época histórica, abriram-se ontem as do Governo Civil. O FC Porto foi agraciado com a medalha de mérito distrital, que levou Pinto da Costa a tirar uma conclusão com destinatário conhecido: "Agora, a cidade já não nos deve nada."

Com as quatro taças conquistadas a decorarem a sala, a cerimónia foi bastante concorrida. Logo à chegada de Pinto da Costa ao Governo Civil do distrito do Porto, um adepto definiu o momento sem papas na língua: "Em outros lados, não se reconhece ninguém." Depois de um minuto de silêncio pelos dirigentes e atletas falecidos, seguido de um vídeo com as principais conquistas do FC Porto - não faltando as vitórias conseguidas frente ao Benfica na época que agora terminou -, António Fernando Moreira, o governador civil do Porto, justificou a atribuição da medalha de mérito distrital. "A decisão não constitui mais do que a justa homenagem do distrito àquela que é sem dúvida a sua instituição mais representativa", disse, recordando que o FC Porto lutou "ao longo de grande parte da sua história contra a asfixia desportiva decorrente do centralismo totalitário a que Portugal foi sujeito durante 48 anos de ditadura", conseguindo acumular "títulos e prestígio que o colocam num patamar difícil de alcançar".

Pinto da Costa ouviu o discurso e não tardou a reagir. "É com profunda emoção que vemos finalmente a cidade, através do Governo Civil, prestar a homenagem que era devida. Mais vale tarde do que nunca. É um prazer sentir que todos estão à volta do FC Porto. A cidade fica-lhe [governador António Fernando Moreira] a dever um grande serviço", afirmou Pinto da Costa, que agradeceu o trabalho de todos os colaboradores ao longo da época, mas preferiu destacar um em especial. "O André [Villas-Boas] quis estar presente nesta cerimónia não na cadeira de sonho, mas na cadeira de um adepto fervoroso", disse, congratulando-se também pela alegria manifestada pelos adeptos espalhados por todo o mundo quando a equipa conquistou os quatro troféus. "Se calhar, muitos dos portuenses que estiveram nos Aliados não tiveram grandes motivos para sorrir devido às dificuldades da vida. Fico feliz pelo facto de o FC Porto lhes poder dar alegria."

Câmara congratula o clube e políticos marcaram presença no Governo Civil do Porto

O secretário de Estado da Saúde, Manuel Pizarro, conhecido portista, não quis deixar de marcar presença na cerimónia, tal como os políticos Honório Novo (PCP), José Lello (PS) e Ribeiro e Castro (CDS-PP), este um antigo vice-presidente benfiquista. Ontem, a Câmara do Porto aprovou dois votos de congratulação ao FC Porto pela conquista da Liga Europa e Taça de Portugal. De acordo com o vereador Vladimiro Feliz, a congratulação pela vitória no campeonato já tinha sido enviada.

Condecoração

Antero Henrique segura o diploma que atesta a condecoração do FC Porto por parte do Governo Civil. Além do diploma, os portistas receberam uma medalha. No estandarte do clube foi colocada a gravata de bandeira.

Adeptos

Cerca de meia centena de adeptos portistas acompanhou a cerimónia através de um ecrã gigante instalado no exterior do Governo Civil do Porto. A cerimónia de atribuição da medalha de mérito distrital demorou quase uma hora.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: