terça-feira, 4 de outubro de 2011

Eficácia é uma lição que Walter só recebe de Falcao


Mal amado pelos adeptos e protegido pela SAD, Walter voltou às bocas do povo e agora não foi por ter ficado novamente de fora. O golo em Coimbra abre uma nova janela de oportunidades a um goleador que, na última década azul e branca, só tem paralelo em Falcao. Hulk, Lisandro, Farías ou McCarthy não devem achar piada àquilo que não é uma brincadeira. Os números não mentem. Só o colombiano pode dar lições de eficácia ao Bigorna. E, mesmo assim, a diferença é residual. Walter precisa apenas de menos um minuto para marcar do que El Tigre.
Ao todo, o brasileiro marcou 11 golos pelo FC Porto em pouco mais de mil minutos de utilização. Lembra Ernesto Farías, o bombeiro de serviço de Jesualdo Ferreira, que alguns clamavam no onze e outros achavam não passar de um avançado mediano, mas os dados apontam ainda para uma maior utilidade do jogador na comparação com o argentino.
É verdade que faltam provas de fogo a Walter, como defrontar Benfica, Sporting ou outro grande europeu. Mas só a continuidade lhe permitirá melhorar. É essa a convicção de Teodoro Fonseca, seu empresário. "Está muito longe das alegrias que pode dar. Conheço o Walter desde os 13 anos de idade e por onde passou foi o artilheiro. Ele sabe que tem de melhorar muito a parte física, mas no Brasil chegaram a compará-lo com Romário. Se jogar com Hulk, exímio a assistir, e James, que joga com facilidade, nem tenho ideia até onde pode chegar. Mas não ficará atrás de Falcao e Lisandro. Seguramente faz 30 golos em 50 jogos", comenta.
A relação minutos/golos confirma-o na íntegra. Mas não são os números que nesta fase lhe ocupam a cabeça. "Ele não pensa em metas. Quer é estar no elenco", prossegue. Em 10 jogos como titular, Walter marcou em seis deles. E num até fez hat trick. "Se joga, faz golos. Isso é que é o certo", continua, entusiasmado, o empresário que lhe ligou ontem para sentir "muita felicidade e serenidade" após o jogo em Coimbra. "Agradeceu-me a força que lhe dei e falou da filha outra vez. Está muito agradecido a Antero Henrique e a Vítor Pereira", continua Teodoro, antes de confirmar que "o Walter sabe que Kléber é o titular", mas não desiste de retribuir todo o carinho recebido. "Já retribuiu um pouquinho. Mas pela força que tem recebido de todos, quer dar muito mais", fechou.


Drama roubou-lhe a Europa

Os últimos meses de Walter foram passados a correr entre o centro de treinos do FC Porto e o hospital, onde teve mulher e filha internadas após complicações com o parto. O caso da bebé chegou a ser dramático e implicou risco de vida.
Só há duas semanas a situação ficou resolvida (a mulher já está bem há mais tempo) e isso tem muito a ver com a subida de rendimento. Foi precisamente essa situação que lhe custou a inscrição na Liga dos Campeões. "Ele não podia sair do país, pois era a única visita possível no hospital e não havia certezas de como a situação iria evoluir. Nem à Suíça, para um jogo-treino, pôde ir, quanto mais participar em viagens mais longas na Liga dos Campeões", conta Teodoro Fonseca.
O empresário não tem dúvidas que o eclipse desportivo do brasileiro teve a ver com a doença das duas pessoas que mais gosta: "Sempre acreditou, mas esteve mesmo mal. Ponham-se no lugar dele. Com a idade que tem (22 anos), fora do país, sem amigos e com esses problemas todos, como poderia estar bem da cabeça?"

"Fenómeno" contra a teoria do peso certo

O peso de Walter já foi amplamente discutido e todos entenderam que emagrecer era solução obrigatória. Todos os dias o brasileiro faz trabalho específico orientado pelo FC Porto nessa direcção mas, apesar da vontade, não há obsessão. Até porque há muitos "gordos" de sucesso. "Ronaldo, com 25 quilos a mais, quase foi o artilheiro do Brasil. Quando se é predestinado, faz-se golos com qualquer peso. Ele não pode perder a força que tem", exemplifica Teodoro Fonseca, a propósito da constituição física do matador. "Sabem quantos quilos se perdem em dois jogos completos numa semana? É disso que o Walter precisa", fechou.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: