sábado, 29 de janeiro de 2011

Kelvin já fez exames médicos e o contrato é por cinco anos

Kelvin Mateus de Oliveira vai mesmo ser jogador do FC Porto e o contrato será válido por cinco temporadas. Depois do argentino Iturbe, o médio-ofensivo brasileiro é o segundo reforço assegurado para o plantel da próxima temporada. O acordo entre as partes já foi alcançado e faltavam apenas pequenos acertos para oficializar a transferência do Paraná para o FC Porto, como testemunhou a O JOGO o presidente do emblema de Curitiba, Aquilino Romani.

Ontem, o médio de 17 anos deslocou-se ao Rio de Janeiro para efectuar os indispensáveis exames médicos. A assinatura do contrato é o passo seguinte e só isso impede Aquilino Romani de dar o negócio por concluído. "Não gostaria de falar até tudo estar resolvido. Quando estiverem concluídos os exames médicos já se pode avançar no negócio", começou por dizer o presidente do Paraná. Ora, devido ao interesse de vários clubes em Kelvin a transferência foi acelerada, embora Romani não quisesse clarificar os valores envolvidos, nem tão-pouco as pessoas que lideraram as conversas entre os clubes. "O acordo está feito, mas não vou divulgar os valores. Nem para Portugal, nem para o Brasil. Foi um grupo de empresários que fez o negócio connosco e depois com o FC Porto. O contrato é de cinco anos", explicou o presidente do Paraná.

Por ter 17 anos, a Lei Pelé impede que o jogador possa jogar fora do Brasil até atingir a maioridade. Ou seja, Kelvin faz 18 anos no dia 1 de Junho e só a partir daí é que poderá vestir a camisola do FC Porto. Apesar da tenra idade, a qualidade é insuspeita, de acordo com Aquilino Romani. "Trata-se de um meia-atacante [médio-ofensivo], com um pé esquerdo muito habilidoso. Claro que é um jogador muito jovem e talvez seja cedo para dizer se vai ser um craque, mas nesta altura há uma certeza: ele tem muito potencial", elucidou o dirigente brasileiro. Kelvin tem oito jogos disputados na equipa principal do Paraná e dois golos marcados, decisivos para evitar a despromoção da série B do campeonato brasileiro. "Ele está acima da média. Desejamos que tudo lhe corra bem", disse Romani.

Futura transacção
Paraná fica com 10% do passe

Apesar de os valores do negócio não serem conhecidos de forma oficial - a Imprensa brasileira fala em cerca de dois milhões de euros -, sabe-se que o FC Porto não fica com a totalidade do passe. "O Paraná fica com dez por cento", disse Aquilino Romani.

Idade obriga
Joga no Brasil até Junho

O médio-ofensivo só pode jogar no FC Porto a partir do dia 1 de Junho de 2011, altura em que completará 18 anos. "Até Junho vai jogar no Paraná", revelou o presidente do clube.

Espera a assinatura
Família na expectativa

Enquanto o contrato não é divulgado, a família de Kelvin prefere não comentar. Ontem, o telemóvel do pai do jogador foi atendido por um irmão, que lamentou não poder dar qualquer informação.

Aposta em jogadores jovens acentuou-se esta temporada

Quando chegarem ao Dragão, no início da próxima temporada, Iturbe e Kelvin devem ser os mais novos do plantel portista. Ambos completam 18 anos - idade indispensável para este tipo de transacções internacionais - em Junho e são os rostos mais recentes da política de contratações do FC Porto, que tem privilegiado jogadores muito jovens e promissores. Anderson, a maior transferência de sempre do FC Porto, foi o caso mais mediático no passado recente, mas esta aposta tem-se acentuado. Basta atentar aos reforços para a presente época: Kieszek é o mais velho e tem apenas 26 anos, James chegou ao Dragão com 19, menos dois do que Souza e Walter, Otamendi tinha 22, Moutinho 23, Rafa 24 e Sereno 25. A média à altura das contratações era de 22,6, um valor que baixa se acrescentarmos os dois jovens já garantidos para 2011/12.

in "ojogo.pt"

1 comentário:

Miguel Angelo disse...

Devem ser para emprestar mas temos aqui dois diamantes para lapidar no futuro e que espero que tragam retorno financeiro.

Abraços

Veja e comente:
http://imperiofutebolistico.blogspot.com/2011/01/frase-da-semana-10.html