domingo, 9 de janeiro de 2011

O FC Porto um a um


Guarín 8
Dois golaços de se lhe tirar o chapéu

Cedo se percebeu que estava tentado a rematar de longe. Quando teve espaço, não pediu licença: a quase 40 metros da baliza, atirou e até ele próprio ficou surpreendido quando a bola bateu nas redes. Um golão que por si só valeu o dinheiro do lugar anual para os sócios portistas. Empolgado, cresceu, assumiu as despesas de ataques e voltou a marcar; agora com o pé esquerdo e mais perto da baliza, mas mesmo assim fora da área. Mais um grande momento, que teve direito a dança com o "sombrero vueltiao", tradicional chapéu da Colômbia



Helton 6
Não fez qualquer defesa na primeira parte. Marquinho ainda tentou por duas vezes, mas ambos os remates lhe saíram tortos. O brasileiro voltou a tentar aos 64', aí sim, obrigando o guardião a uma enorme intervenção. Nada podia fazer no golo, perante o cabeceamento de Baba um metro à sua frente. Até ao fim, apenas mais uma defesa digna de registo.

Sapunaru 5
Pouco ofensivo muito por culpa de Djalma, que o forçou a redobrar a atenção e a correr quilómetros para trás. Não comprometeu, mas também é verdade que já fez melhores jogos. Saiu lesionado após um choque com um adversário.

Rolando 6
Procurou controlar as movimentações de Baba, o que nem sempre foi fácil. Não complicou na hora de afastar a bola, apostando várias vezes nos passes longos. Dominou no jogo aéreo, ainda que, no golo do Marítimo, partilhe responsabilidades com os restantes companheiros.

Otamendi 6
Esteve sempre com um olho na bola e outro em Rafa. Foi notória a preocupação em dobrar o companheiro da esquerdo, levando-o por vezes a não tomar a melhor decisão. Sempre muito agressivo na disputa de bola, efectuou diversos cortes em zonas perigosas. Terminou a defesa-direito, posição que ocupou no Mundial'2010.

Rafa 5
O elo mais fraco nesta goleada. Ainda lhe parece pesar a camisola do FC Porto, pois esteve mal defensivamente, dando espaço nas costas, e pouco incisivo no ataque. Até tentou apoiar James, mas saiu do jogo sem efectuar qualquer cruzamento. Melhorou um pouco na segunda parte.

Belluschi 6
Bom início de jogo, com um remate perigoso e dois grandes passes para Varela. Voltou a tentar a sorte de longe, mas não acertou na baliza. Aos 37' entregou a bola a um adversário, proporcionando um contra-ataque perigoso.

João Moutinho 8
Exibição fantástica a que só faltou o golo; e foi o poste direito da baliza do Marítimo que o impediu de festejar. Fortíssimo na transição defensiva, recuperou inúmeras bolas. Decidiu sempre bem com a bola nos pés, criando autênticos buracos na defesa do Marítimo. Estendeu a passadeira a Hulk no lance do quarto golo.

Varela 6
Bom regresso. Explorou muito bem os espaços concedidos por Alonso. Um remate à malha lateral aos 11', além de vários cruzamentos atrasados que não tiveram a resposta adequada.

James 7
Continua a crescer a olhos vistos. Cheirou o golo em diversas ocasiões, mas só encostou para o fundo das redes aos 81', muito por culpa de Marcelo. E quase bisou pouco depois. Mas James não foi só finalização; também construiu e distribuiu jogo com grande classe.

Hulk 7
Dois meses depois voltou a marcar de bola corrida, num grande remate de fora da área. Já leva 14 golos no campeonato, confirmando toda a sua importância na equipa. Mais tarde ofereceu de bandeja o golo a James. Foi o ponta-de-lança de serviço, mas foi fora dessa zona de acção que brilhou.

Fernando 5
Depois de ver do banco os golaços de Guarín, teve direito a quase meia hora em campo para recuperar ritmo competitivo, actuando na posição 6.

Maicon 5
Chamado de urgência à equipa no último quarto de hora, porque Otamendi teve de fechar na direita após a lesão de Sapunaru. Não complicou, até porque o resultado ficou resolvido logo a seguir.

Mariano 5
Regresso muito saudado do capitão à equipa, 301 dias depois da grave lesão. O extremo argentino teve tempo para participar em dois contra-ataques e fazer uma assistência de cabeça para James, com o colombiano, porém, a cabecear por alto.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: