quarta-feira, 2 de março de 2011

Sem Hulk também houve goleadas

André Villas-Boas já o disse repetidas vezes: o plantel do FC Porto é rico em opções para colmatar eventuais baixas no ataque. Ora a ausência de Hulk, sábado, contra o Guimarães, coloca um novo desafio ao técnico portista para mostrar o que vai fazer sem o Incrível, depois de ter conseguido disfarçar, e bem, a baixa de Falcao durante cinco semanas, mantendo a equipa a vencer no campeonato. Se optar pelo cenário mais previsível (Varela, Falcao e James) garante um trio que soma 19 golos, tantos quanto os de Hulk no campeonato, pelo que a ausência do Incrível não será necessariamente um drama, apesar dos azuis e brancos terem nele o jogador mais rematador do campeonato, com 114 disparos. De qualquer forma e como referência suplementar no que diz respeito à ausência de Hulk, é sempre bom recordar que nos dois jogos em que não jogou, o FC Porto venceu 3-0 - contra Genk e Beira-Mar -, cabendo a Ukra o papel do Incrível. Mais recentemente, frente ao CSKA de Sófia, na Liga Europa, Villas-Boas entregou o ataque inicialmente a James, Falcao e Walter e a equipa venceu (3-1). Por fim, contra o Gil Vicente, na Taça da Liga, Hulk ficou de fora de início e o FC Porto empatou (2-2), com Mariano, Walter e Rodríguez na frente. Isto para dizer que nos dois jogos em que o internacional brasileiro não foi titular, o FC Porto nem por isso deixou de marcar, somando 5 golos marcados e três sofridos.

A este saldo positivo no ataque haverá, contudo, que fazer um reparo. Sem o Incrível, o colectivo azul e branco perde o seu elemento mais destabilizador em termos de assistências para golo, segundo as estatísticas. Hulk fez dez passes mortíferos, o que faz dele um construtor de oportunidades decisivo. Para se ter uma ideia, basta constatar que são oito assistências no campeonato, uma na Taça de Portugal e outra na Liga Europa.

Plantel mostrou alternativas

Hulk perdeu os jogos em Genk, do play-off da Liga Europa e, em casa, com o Beira-Mar na sequência de um problema na família que o levou a viajar para o Brasil de urgência. Ukra e Belluschi foram opções nessas alturas e o FC Porto conseguiu vencer mesmo sem o Incrível, derrotando esses adversários por 3-0.

Incrível marcou o primeiro no berço

O segundo encontro do FC Porto com o Guimarães não vai ter um dos principais protagonistas do primeiro jogo. No D. Afonso Henriques, Hulk marcou o golo portista numa bela jogada individual ainda na primeira parte. De qualquer forma, o golo do Incrível não foi aproveitado pela equipa para somar a 12ª vitória consecutiva da temporada, dado que o marroquino Faouzi empatou na segunda parte para o Guimarães. Foi o primeiro empate cedido pelo FC Porto esta época.

James pode aproveitar

Os últimos acontecimentos têm feito de James uma opção cada vez mais credível para o ataque, ao ponto da baixa de Falcao lhe ter proporcionado tempo e espaço na equipa para uma aposta mais consistente. Ao puxar Hulk para o eixo, o colombiano preencheu bem a vaga nas alas e marcou pontos que apontam agora para que seja a primeira opção para jogar no lugar do Incrível, frente ao Guimarães.
No sábado, em Olhão, a entrada de James foi decisiva para dar a volta ao desenrolar dos acontecimentos. O colombiano até nem entrou para jogar na ala, instalando-se na posição de número 10, mas teve a clarividência necessária para assistir os seus companheiros, ou lançar as jogadas dos golos portistas no Algarve. Além disso, já em Sevilha tinha feito a diferença ao apontar o livre que permitiu a Rolando abrir o marcador. Daí que seja previsível uma aposta na continuidade.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: