domingo, 22 de maio de 2011

As finais não se jogam, ganham-se. Venha daí esse FC Porto-Vit.Guimarães

FC Porto e Vit. Guimarães defrontam-se este domingo (17h), em jogo da final da Taça de Portugal, que terá lugar no Estádio Nacional, no Jamor.

A 88ª Edição da prova (somando finais de Campeonato de Portugal e Taça de Portugal) poderá marcar uma viragem no futebol nacional, fazendo emergir os "dragões" como o clube com mais troféus conquistados.

A conquista da Liga Europa elevou para 68 o número de troféus somados pelo FC Porto e fez com que igualassem o rival Benfica, que iniciou a actual temporada com mais dois troféus que os portistas (67 contra 65).

Entretanto, a Supertaça, no início da época, reduziu a diferença para a margem mínima, que seria anulada com a conquista do 25º título de campeão nacional. E, curiosamente, em pleno Estádio da Luz.

Por outro lado, os portistas perseguem também a 16ª Taça de Portugal do seu palmarés.

Ora, e como as estatísticas e os registos históricos marcam qualquer final, que tal saber que André Villas Boas poderá tornar-se no segundo treinador da história do FC Porto a conquistar quatro troféus numa só temporada, igualando o croata Tomislav Ivic, que alcançou o feito há mais de 20 anos?

Caso bata o Vit. Guimarães, na final da Taça de Portugal, Villas Boas alcança Ivic que, em 1987/88, levou o FC Porto à conquista de quatro troféus: Liga, Taça de Portugal, Supertaça Europeia e Taça Intercontinental.


Mais recordes? Cá vai: falta apenas a Taça de Portugal para que Villas-Boas some mais troféus do que José Mourinho na sua primeira época completa no comando dos "azuis-e-brancos".

Do lado dos vimaranenses, as contas são fáceis de fazer. Em quatro finais de Taça de Portugal, quatro derrotas.

Daí que Manuel Machado tenha reforçado, no lançamento do encontro, a importância histórica da conquista da Taça de Portugal, na quinta tentativa.

Deixando de lado o livro de estatísticas, importa salientar as opções disponíveis para ambos os treinadores.

Se Manuel Machado poderá apresentar as suas principais unidades o mesmo não poderá fazer Villas Boas.

Sem Falcao e Otamendi (lesionados), a estratégia terá forçosamente que ser alterada. Maicon substitui o defesa argentino, enquanto que Hulk deverá assumir-se como ponta-de-lança na ausência de "El Tigre". Para o lugar do colombiano, entrará um seu compatriota: James Rodríguez.

A final da Taça de Portugal tem arbitragem de João Ferreira. O juiz da AF Setúbal é auxiliado por Pais António (AF Setúbal) e Luís Ramos (AF Setúbal). O quarto árbitro será Elmano Santos. O árbitro da AF Madeira encerra a carreira no Jamor.


O FC Porto-Vit. Guimarães terá, igualmente, acompanhamento da Renascença. A emissão de Bola Branca arranca às 16h05, com coordenação de José Barata. O relato tem o carimbo de Pedro Azevedo, com os comentários a serem assinados por Bernardino Barros e a reportagem a ser assegurada por Sílvio Vieira e Rui Viegas.


Taça de Portugal: Final
Estádio Nacional, Complexo Desportivo do Jamor, Oeiras
Árbitro: João Ferreira (AF Setúbal)


Equipas prováveis

FC Porto

Beto; Cristian Sapunaru, Rolando, Maicon e Álvaro Pereira; Fernando, Freddy Guarín e João Moutinho; Silvestre Varela, Hulk e James Rodríguez.
Vit. Guimarães
Nilson; Alex, Freire, João Paulo e Anderson Santana; Renan e Cléber; Tiago Targino, Jorge Ribeiro e João Ribeiro; Edgar.

in "rr.pt"

Sem comentários: