domingo, 5 de junho de 2011

"ESTES SÃO ANOS DE OURO"


O décimo título consecutivo dos azuis e brancos foi, segundo Franklim Pais, o mais difícil da série. Definiu-se à última jornada, depois de garantida a vantagem sobre o Benfica no confronto directo e, em particular, na reviravolta nos Açores, frente ao Candelária, explicou o treinador em conferência de imprensa, secundado por todos os jogadores, firmemente dispostos a ampliar a sequência.


Franklim Pais

“Nenhum dos dez títulos conquistados foi fácil, mas este foi o mais difícil, porque houve competição intensa até ao final. Estou orgulhoso destes jogadores, depois de completarem com êxito um campeonato que eu sempre disse que seria decidido ao pormenor. As duas vitórias sobre o Benfica foram fundamentais, mas a dos Açores, com uma reviravolta nos últimos minutos frente ao Candelária, também foi determinante. Esta marca é muito difícil de igualar e os jogadores têm bons motivos para festejar. Estes são anos de ouro. Completámos o pleno das quatro modalidades colectivas, com todas as equipas e treinadores de parabéns.”



Filipe Santos

“Desta vez, foi até à última, mas fomos justos campeões. Jogamos sempre para ganhar desde o primeiro treino, seja para o primeiro ou para o décimo título. É algo fantástico, como o pleno das modalidades, que já foi conseguido antes, mas agora, que estamos todos na mesma casa, é especial.”



Pedro Gil

“São dez títulos seguidos, o que é histórico. Foi um jogo muito intenso, no qual jogámos um êxito de dez anos em 50 minutos. Felizmente, resolvemos com tranquilidade.”



Edo Bosch

“Queria dedicar esta sequência ao Franklim Pais, porque, se somos uma família, devemo-lo a ele. Ganhar uma vez é fácil, ganhar dez vezes não está ao alcance de qualquer um.”



Reinaldo Ventura

“Não sei o que dizer. É incrível. Dos dez títulos conquistados, saliento este, porque foi muito difícil de conquistar. Continuaremos a manter uma grande ambição.”



Gonçalo Suíssas

“Chegar ao FC Porto e ser campeão logo no primeiro ano é fantástico. Espero que seja o primeiro de muitos. É um orgulho para mim ter garantido participação nesta série de dez títulos.”



O decacampeonato já mora no Dragão. O FC Porto Império Bonança venceu este sábado a Oliveirense, por 5-1, e assegurou a conquista do décimo título nacional consecutivo, um efeito inédito entre as modalidades colectivas de maior expressão em Portugal. A vitoria completa ainda o “pleno” portista nas modalidades colectivas. Foi verdadeiro ouro sobre azul numa fantástica época desportiva.



Os Dragões, que partiram para a última ronda em igualdade pontual com o Benfica (79 pontos), sabiam que uma vitória lhes garantiria o título, devido aos dois triunfos nos confrontos directos. Com o pavilhão cheio de adeptos entusiastas, os azuis e brancos assumiram a iniciativa do jogo e não deram hipótese ao adversário. Pedro Gil “bisou” e os restantes golos foram apontados por Reinaldo Ventura, Pedro Moreira e Gonçalo Suíssas. 

A primeira parte acabou por ser bastante táctica, com a Oliveirense a apresentar-se bastante fechada na sua defesa e a explorar o contra-ataque, método através do qual conseguiu alguns lances de perigo. O guardião forasteiro, Domingos Pinho, também se exibiu a grande nível e acabou por ser o principal responsável pelo facto do FC Porto apenas ter chegado à vantagem no final da primeir
a parte. Aos 10 minutos, o guarda-redes defendeu mesmo um livre directo de Reinaldo Ventura, a punir falta sobre Pedro Gil.

Os portistas chegaram então á vantagem aos 23 minutos, na sequência de um penalti de Reinaldo Ventura, depois de André Azevedo ter visto o seu stick preso na área de grande penalidade. Ainda antes do intervalo, o goleador azul e branco dispôs de outro penalti, que não conseguiu converter.

A segunda parte principiou de feição para o FC Porto: Reinaldo Ventura assistiu Pedro Moreira, que, na cara do golo, não desperdiçou, aos 27 minutos. No instante seguinte, Tó Neves reduziu para 2-1, com um desvio subtil. Os Dragões reagiram bem ao golo sofrido e dispuseram de várias oportunidades para ampliar a vantagem, nomeadamente por intermédio de Gonçalo Suíssas. E o avançado acabaria mesmo por marcar, aos 32 minutos.

Já cheirava a “deca”, mas ainda houve tempo para engordar o marcador. Pedro Gil “bisou”, primeiro na marcação de um livre directo a punir a 10.ª falta da Oliveirense e depois na recarga a um remate ao poste. Após o apito final, havia duas mãos cheias de razões para festejar e o grupo portista não perdeu a oportunidade de extravasar a sua alegria por um feito notáve
l, ainda para mais quando se tratou de um campeonato disputado até ao fim.

Talvez convenha aqui recordar a extraordinária recuperação conseguida no rinque do Candelária, onde o FC Porto perdia por 3-1 a menos de dois minutos do final. A vitória por 4-3, nesse encontro da 22.ª jornada, acabou por ser decisiva e mostra a grande alma desta equipa.

FICHA DE JOGO

FC Porto Império Bonança-Oliveirense, 5-1
Campeonato nacional, 30.ª jornada
4 de Junho de 2011
Pavilhão Dragão Caixa, no Porto
Assistência: 2.162 espectadores

Árbitros: Luís Peixoto (Lisboa), Joaquim Carpelho (Setúbal) e Luís Barbosa (Setúbal)

FC PORTO: Edo Bosch (g.r.), André Azevedo, Reinaldo Ventura, Pedro Gil e Pedro Moreira
Jogaram ainda: Filipe Santos «cap.», Emanuel Garcia e Gonçalo Suíssas 
Treinador: Franklim Pais

OLIVEIRENSE: Domingos Pinho (g.r.), Nuno Resende, Tó Neves, Diogo Silva «cap.» e Tó Silva
Jogaram ainda: Tiago Santos, Nuno Araújo, Nelson Pereira, Francisco Silva e Diogo Almeida (g.r.)
Treinador: Tó Neves

Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Reinaldo Ventura (23m, g.p.), Pedro Moreira (27m), Tó Neves (28m), Gonçalo Suíssas (32m) e Pedro Gil (38m e 44m) 
Disciplina: cartão azul a Tiago Santos (10m)



in "fcp.pt"

3 comentários:

Anónimo disse...

Mais um título, para completar o quadro de honra da série de vitórias, deste ano de ouro.
Com um grande resultado e uma exibição concludente, o hóquei patinado azul e branco concluiu o campeonato brilhantemente, obtendo o Deca, enquanto com estes dez seguidos, somados aos anteriores títulos, o F. C. Porto totaliza já 20, nesta modalidade espectacular.
Este ano foi em cheio!

100% Dragão disse...

Boas

Depois de ganhar a Oliveirense por 5-1 na ultima jornada do campeonato, o Porto sagrou-se DECA Campeão! É o 20º Campeonato da história do nosso clube.

Ganhar uma vez todos ganham, agora 10 vezes seguidas... Não é fácil encontrar palavras para descrever o que esta equipa fez.

Talvez... Brutal, Impressionante, Avassalador, Esmagador, Monstruoso... não sei...

Esta é uma equipa "à Porto"!!!

Grande Obrigado a este grupo de jogadores, a todo o departamento técnico, aos responsáveis da modalidade, e um especial Muito Obrigado ao Franklim Pais que fez um trabalho enorme no comando técnico da equipa, para o ano estará no clube noutras funções. Curiosamente Tó Neves que hoje foi adversário será o nosso novo treinador.

(Não esquecer que a época ainda não acabou, temos uma taça de Portugal para ganhar)


Fizemos o Pleno! Futebol, Andebol, Basquetebol e Hóquei... Tudo nosso!


Que Orgulho!!!

Obrigado Porto!


Abraço

http://100porcentodragao.blogs.sapo.pt/

dragao vila pouca disse...

A cereja no cimo do bolo, de uma equipa histórica, numa época para a história.
Dois meses de festejo em festejo...
Abraço