terça-feira, 15 de novembro de 2011

Problemas à direita em Coimbra

Ainda faltam cinco dias para a segunda visita a Coimbra esta temporada, mas Vítor Pereira já tem dores de cabeça que cheguem: além de lhe faltarem 11 internacionais - Djalma regressou ontem - o mais certo é ter de voltar a adaptar um jogador ao lugar de defesa-direito. Fucile e Sapunaru continuam a fazer treino condicionado e dificilmente recuperarão a tempo de jogar na Taça .
Maicon foi, surpreendentemente, o eleito na deslocação ao campo do Olhanense e não comprometeu. No entanto, há mais hipóteses a considerar: Otamendi e Fernando, sobretudo. Por sorte, estes estão no Olival por estes dias e podem ser testados no lado direito.
Ainda assim, o departamento médico dos portistas está a fazer os possíveis por ter pelo menos um dos laterais de raiz disponível, mas os dias vão passando e a evolução clínica tem sido lenta.
Esta será a segunda visita dos Dragões a Coimbra em condições semelhantes. Em Outubro, o FC Porto defrontou a Académica após três resultados negativos (empates com o Feirense e Benfica e derrota com o Zenit) e a resposta foi um triunfo robusto por 3-0. Agora, os portistas viajam até ao centro do país na sequência da derrota em Chipre e do empate em Olhão. Além de estar em jogo a permanência na Taça de Portugal - prova em que a equipa procura o tetra - os estudantes podem acentuar a "crise" de resultados e fazer aumentar a contestação externa a Vítor Pereira. É com esta pressão que o FC Porto vai, no sábado, a Coimbra.

As alternativas para a direita na Taça de Portugal

Maicon
Uma enorme surpresa em Olhão que acabou por não comprometer

Não lhe eram conhecidas incursões pelo lado direito da defesa até à última jornada do campeonato. Vítor Pereira tinha de improvisar e fê-lo apostando na velocidade de um dos centrais do plantel, que estava "encostado" como terceira ou quarta opção para o meio. Maicon cumpriu defensivamente e teve pela frente quase sempre um dos jogadores em destaque dos algarvios: Wilson Eduardo. A atacar não esteve tão bem, mas ainda "arrancou" alguns cruzamentos. Não se podia pedir mais...

Otamendi
Era o lateral preferido de "Dios" mas não convenceu Vítor Pereira

Era o número 1 na lista de alternativas para o jogo com o Olhanense, mas ficou no banco e não saiu de lá. Aliás, anda desaparecido desde a má exibição em casa com o APOEL. Nesse jogo foi central, a posição que consta do seu currículo, mas não estranharia jogar encostado à linha. Maradona viu nele o lateral-direito ideal durante o Mundial da África do Sul, pelo que o argentino tem rotinas adquiridas. Resta esperar para saber se no sábado tem direito a nova oportunidade.

Fernando
Uma pré-época inteira encostado ao lado direito por Jesualdo

Fernando chegou ao FC Porto em 2007/08. Tinha 20 anos e já sabia que ia ser emprestado para "crescer" num clube onde pudesse jogar com regularidade. Mesmo assim, cumpriu todo o estágio, realizado em Tegelen (Holanda) e beneficiou das constantes lesões de Bosingwa para alcançar algum protagonismo, actuando precisamente no lado direito da defesa. Se for esta a escolha de Vítor Pereira, haverá um novo trinco no onze. Souza é o principal candidato.

Observador de Vítor Pereira sai da sombra

Na foto que ontem publicámos de Vítor Pereira em Coimbra, faltou identificar Pedro Ribeiro, um dos observadores do FC Porto que esteve com o chefe de equipa a seguir a Académica. Com 26 anos, este licenciado pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto iniciou a sua carreira no departamento de scouting dos dragões, tendo depois integrado a equipa técnica de Quim Machado no Feirense. Este ano, regressou a casa para ser um dos observadores de adversários da equipa principal, a par de José Tavares, campeão pelos sub-15.n

in "ojogo.pt"

Sem comentários: