segunda-feira, 9 de abril de 2012

"Ele corre, Moutinho e Lucho resolvem"

Na mais recente visita a Braga, a grande dúvida transformou-se numa mais-valia, ou seja, a ausência de Fernando serviu para apresentar o melhor de Steven Defour. O internacional belga realizou, muito provavelmente, a melhor exibição desde que chegou ao FC Porto, e logo numa partida com uma grande intensidade e importância para a decisão do campeonato. O JOGO foi tentar perceber como é que Defour viveu as horas que antecederam aquele que também era um grande desafio às suas capacidades, tendo encontrado as respostas num jornalista belga que esteve por cá a acompanhar o médio durante os últimos dias. Gunther De Vos, que trabalha no jornal "Nieuwsblad", não conseguiu entrevistar Defour devido às restrições impostas pelo FC Porto, mas mediu-lhe o pulso antes da partida com o Braga. "Como estava antes do jogo? Esteve sempre tranquilo, mesmo quando percebeu que Fernando não ia jogar e que, dessa forma, seria titular", começou por contar Gunther De Vos. Pelos vistos, Defour nem sequer se assustou com a tarefa de substituir Fernando, mesmo sabendo que encontraria pela frente Mossoró, um dos médios mais difíceis de controlar do campeonato português. "Ele percebeu que ia ser o médio mais defensivo da equipa, porque é sempre assim quando joga com Moutinho e o Lucho. Mas ele não estava assustado, até porque já tinha jogado naquela posição no Standard de Liège e mesmo no FC Porto. Aliás, até me disse, com um ar divertido, que com eles em campo, só tem de se limitar a correr. Ele corre, enquanto Moutinho e o Lucho resolvem", contou.
O caminho de Defour em Portugal também tem sido feito de uma forma consistente, com o belga a conquistar lentamente o seu espaço na equipa. No entanto, já houve quem duvidasse do seu valor, uma dúvida que nem pode ser considerada injusta. Na Bélgica, a perspetiva é outra. "No início da época não percebíamos como é que ele não jogava. Mas depois percebemos: a qualidade do plantel do FC Porto é muito grande. Aliás, agora, ele tem à sua frente jogadores como Moutinho e o Lucho. Não é fácil, mas ele é paciente e sabe que vai ter a sua oportunidade", explicou De Vos, que identificou ainda o aspeto em que Defour mais cresceu ao longo do ano. "Ele está fisicamente mais forte. Evoluiu muito. Ele contou-me que os treinos em Portugal são muito mais duros e que até já perdeu dois quilos desde que chegou", revelou.

Números

20

Depois de ter somado, em Braga, os 90 minutos de jogo pela quarta vez esta temporada, Defour passou a ser o 10º jogador mais utilizado do plantel em partidas do campeonato. O belga já participou em 20 jogos da Liga, metade na condição de titular.

2

Durante esta caminhada, Defour conseguiu fazer apenas dois golos. O primeiro apareceu na Taça de Portugal, no jogo mais fácil da época, frente ao Pêro Pinheiro (8-0), enquanto o segundo surgiu noutra goleada dos dragões: a receção ao Nacional que terminou com uma vitória por 5-0.

A inevitável comparação com o benfiquista Witsel


Axel Witsel já explodiu no Benfica, Defour ainda não mais a norte. A constatação causa uma enorme estranheza na Bélgica. "É com surpresa que vemos que Witsel já é uma estrela em Portugal e que Defour ainda não conseguiu atingir esse estatuto. Quando estavam no Standard, encontravam-se ao mesmo nível. Têm características diferentes, mas nenhum sobressaía mais do que o outro", contou Gunther De Vos, que entretanto já encontrou uma explicação para esta diferença: "Entrar para jogar no meio-campo do FC Porto é bem mais difícil do que fazê-lo no Benfica."


Sempre presente, mesmo na Europa


Defour ganhou ainda mais força no plantel do FC Porto depois das saídas de Souza, Belluschi e Guarín, mas o percurso do belga em Portugal tem sido construído de uma forma consistente e segura. Apesar de tudo, Defour participou em 31 dos 42 jogos realizados pelos portistas durante esta temporada, num sinal de que a aposta de Vítor Pereira foi mais intensa e regular do que pode parecer à primeira vista. Aliás, o médio até esteve presente nas oito partidas que o FC Porto realizou esta época nas competições europeias - seis para a Liga dos Campeões e duas na Liga Europa. Agora, só lhe falta mesmo conquistar em definitivo um lugar no onze inicial. Mas não vai ser fácil...

in "ojogo.pt"

Sem comentários: