segunda-feira, 29 de julho de 2013

Das viagens ao passado ao bom augúrio para o futuro

Está oficialmente apresentado o plantel do FC Porto para a época 2013/14. Numa cerimónia com toda a pompa e circunstância, o tricampeão nacional deu a conhecer aos seus adeptos todas as armas com as quais vai atacar o tetracampeonato, e as demais competições onde os Dragões alimentam legítimas aspirações. Serão estes os obreiros do(s) sonho(s).

Coube a Paulo Fonseca a honra de abrir a festa que antecedeu o jogo frente ao Celta de Vigo. O novo técnico do FC Porto acordou o Dragão e deu-lhe asas para voar. Num momento que se tornou um ritual no arranque de cada época desportiva, o relvado do recinto portista voltou a servir de palco à célebre Dança do Dragão, uma tradição chinesa muito ligada a ocasiões de bom augúrio. Para os menos familiarizados com este tema, acredita-se que os dragões trazem boa sorte às pessoas, sendo que as suas maiores qualidades incluem o poder, a dignidade, a fertilidade, a sabedoria e o bom augúrio.

Subido o pano sobre a cerimónia, desfilaram pelo relvado do Dragão 12 telas referentes a momentos ou personagens emblemáticos e indissociáveis da história do FC Porto, provocando um emocionante regresso ao passado a todos os presentes. O fundador António Nicolau d’Almeida, o treinador José Maria Pedroto e o presidente Pinto da Costa foram recordados, assim como as conquistas europeias, o “penta” e o recente “tri”.

Estas 12 telas, depois de expostas, confluíram para uma imagem comum, formando conjuntamente o símbolo do FC Porto e aquele que assinala os 120 anos de existência do clube. Depois de descidos os pendões representativos dos 73 títulos oficiais conquistados até ao momento pelo FC Porto, seguiu-se a apresentação individual dos elementos que compõem o plantel para a época que se avizinha, ao som dos DJ The Bigger Banger Theory.

Assim, esta será a numeração do FC Porto versão 2013/14: 1 – Helton, 2 – Danilo, 3 – Lucho, 4 – Maicon, 5 – Fucile, 6 – Castro, 7 – Iturbe, 8 – Josué, 9 – Jackson, 10 – Quintero, 11 – Ghilas, 13 – Reyes, 15 – Izmaylov, 16 – Herrera, 17 – Varela, 19 – Licá, 20 – Carlos Eduardo, 21 – Ricardo, 22 – Mangala, 23 – Abdoulaye, 24 – Fabiano, 25 – Fernando, 26 – Alex Sandro, 28 – Kelvin, 30 – Otamendi, 35 – Defour, 36 – Tiago Rodrigues e 41 – Kadú. A equipa técnica é constituída, como já se sabia, pelo treinador Paulo Fonseca e pelos adjuntos Nuno Campos, Pedro Moreira, Paulinho Santos e Wil Coort.

Conhecidos os protagonistas azuis e brancos, para a nova temporada, o writer portuense, e portista de coração, Mr. Dheo deu a conhecer a sua mais recente obra-prima, em que eterniza os três jogadores que mais vezes vestiram a camisola do FC Porto: João Pinto (587 jogos), Vítor Baía (566) e Aloísio (478). As três antigas glórias portistas foram presenteadas com uma camisola comemorativa dos 120 anos do clube, com o respectivo nome e número de jogos estampados nas costas.

Depois de anunciada a abertura da votação para o melhor 11 de sempre da história portista, que decorrerá na página oficial do clube no Facebook, resta salientar que o núcleo privilegiado de treinadores que conquistou títulos internacionais pelo FC Porto será eternizado no banco de suplentes da equipa, onde passarão a estar inscritos os seguintes nomes: Artur Jorge, Tomislav Ivic, José Mourinho, Victor Fernández e André Villas-Boas.

in "fcp.pt"

Sem comentários: