segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Início de Paulo Fonseca igual ao de Vítor Pereira

Paulo Fonseca chegou ao FC Porto para preencher a vaga deixada por Vítor Pereira e a verdade é que o ex-treinador do Paços de Ferreira poderá ter exatamente o mesmo início de percurso que o seu antecessor.
10 de agosto de 2013 é a data para que está marcada a estreia oficial de Paulo Fonseca à frente dos azuis e brancos. A partida será realizada em Aveiro, o adversário é o Vitória de Guimarães e um triunfo pode valer a conquista de um título, a Supertaça Cândido de Oliveira.
Curiosamente, foi assim também com Vítor Pereira há dois anos, quando o agora treinador do Al-Ahli Jeddah sucedeu no comando técnico do FC Porto a André Villas-Boas, que se tinha transferido para o Chelsea a troco de 15 milhões de euros.
A 7 de agosto de 2011, também em Aveiro e com o Vitória de Guimarães como adversário, Vítor Pereira estreou-se como treinador principal dos dragões ao conquistar a Supertaça Cândido de Oliveira após um triunfo por 2x1, tendo os golos sido apontados por Rolando, jogador que nesse dia fez um bis e que hoje está afastado do plantel e procura uma solução para dar seguimento à carreira.
Paulo Fonseca na linha de Vítor Pereira, Villas-Boas, Rui Barros e Fernández
O cumprimento entre os dois técnicos na última jornada da época passada, em Paços de Ferreira ©Catarina Morais
Caso Paulo Fonseca consiga vencer os vimaranenses, detentores da Taça de Portugal, o técnico de 40 anos pode juntar-se à lista de treinadores no FC Porto que conquistaram um título no primeiro jogo que disputaram pelo clube.
Vítor Pereira, em 2011, foi o último a estrear-se com a conquista de um título, mas já o mesmo tinha acontecido anteriormente com André Villas-Boas, que venceu o Benfica em Aveiro, em 2010. Rui Barros, que fez a transição entre Co Adriaanse e Jesualdo Ferreira venceu um troféu na única partida oficial em que orientou o FC Porto, conquistando a Supertaça em Leiria após um triunfo sobre o Vitória de Setúbal por 3x0.
Dois anos antes, o espanhol Victor Fernández, que substituiu Luigi Del Neri, também precisou apenas do primeiro jogo para conquistar um troféu, levando o FC Porto à conquista da Supertaça frente ao Benfica, jogo que os dragões venceram por 1x0, em Coimbra.
Em 2001, quando a Supertaça passou a decidir-se, novamente, num só jogo, Octávio Machado também conquistou a competição no primeiro jogo oficial que realizou ao serviço do FC Porto nas competições nacionais, vencendo o Boavista por 1x0 no Estádio dos Arcos.
Contudo, ao contrário dos outros técnicos referidos, os primeiros dois jogos de Octávio Machado nos azuis e brancos foram para a segunda pré-eliminatória da Liga dos Campeões, diante dos galeses do Barry Town.

in "zerozero.pt"

Sem comentários: