domingo, 3 de outubro de 2010

Cinquenta com nove de atraso

Hulk faz amanhã, frente ao Guimarães, o seu 50º jogo no campeonato português. Curiosamente, e se não tivesse sido afastado dos relvados durante a 14ª e a 24ª jornada da última temporada, falhando nove jogos consecutivos, na sequência dos acontecimentos no túnel do Estádio da Luz, o Incrível teria completado 50 jogos precisamente frente aos vimaranenses, mas no Dragão, à passagem da 27ª jornada do campeonato do ano passado. O brasileiro tinha feito 25 jogos na época de estreia em Portugal, mas cumpriu castigo durante a segunda e a teceria jornada do último campeonato, pelo que só teria chegado à meia centena de jogos nessa recepção aos vimaranenses.

Por outro lado, se há males que vêm por bem, a paragem prolongada durante a última época parece ter lançado Hulk para a afirmação definitiva este ano. O brasileiro é nesta altura o jogador mais influente da equipa, liderando a lista de melhores marcadores do campeonato, com cinco golos em cinco jogos realizados, mas afirmando-se também como um jogador mais generoso, tendo oferecido já três golos e participado na construção de outros tantos. Para traçar um paralelo, basta referir que, na última temporada, apesar de todas as limitações que lhe foram impostas em termos disciplinares, Hulk participou em 19 jogos do campeonato, tendo marcado os mesmos cinco golos que regista actualmente, à média de um por jogo. De resto, o avançado brasileiro também tem assumido um papel de maior sacrifício, assumindo-se como o avançado da equipa que mais bolas recupera. Por fim, o brasileiro regista um total de 70 por cento de vitórias nos jogos em que participou ao longo das suas três temporadas em Portugal, um registo que sobe para os cem por cento considerando apenas este ano - e que Hulk quer manter em Guimarães.

18
Hulk conta um total de 18 golos marcados no campeonato ao longo das três épocas passadas em Portugal. Esta temporada, o Incrível já marcou cinco golos nos cinco jogos da Liga em que participou.

35
Dos 49 jogos em que participou até agora no campeonato português, Hulk venceu 35, uma média de sucesso de cerca de 70 por cento. De resto, com Hulk em campo o FC Porto sofreu apenas cinco derrotas.

61
Ao todo, desde que se estreou pelo FC Porto, frente ao Belenenses, em 2008, Hulk esteve em campo 3681 minutos em jogos do campeonato. São 61 horas, mais uns trocos. Cerca de dois dias e meio a jogar futebol.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: