domingo, 24 de outubro de 2010

É a minha vez ou a tua?


Dois abonos que não se acumulam. Soa a medida do Governo de combate à crise orçamental, mas não é: Hulk e Falcao são os melhores marcadores do FC Porto, verdadeiros abonos de família da equipa de André Villas-Boas, mas, no que toca a golos, gostam de separar o protagonismo nos jogos. Quando partilham o ataque, marca um ou marca o outro. Istambul podia ter sido a primeira excepção da temporada a essa regra, porque até marcaram os dois. Podia, mas acabou por não ser. Por capricho do reajuste táctico a que Villas-Boas se viu forçado depois da expulsão de Maicon, os golos de Hulk só apareceram quando Falcao já não estava em campo. Assim, esta época, mantém-se tudo na mesma: continua a não haver exemplos de jogos em que ambos tenham marcado quando estavam em campo ao mesmo tempo. E, dos 14 oficiais já disputados pelo FC Porto este ano, Hulk e Falcao partilharam onze.

Sendo apenas uma curiosidade, que pouco diz sobre o entendimento em campo, até porque nalguns dos golos que marcaram em separado houve contributos dos dois, é, ainda assim, possível escarafunchar mais um pouco esta divisão de protagonismos. Alargando a pesquisa à época passada, marcada pelo longo castigo de Hulk, há apenas cinco exemplos - num universo de 26 jogos em que o brasileiro e o colombiano coincidiram em campo - em que os dois marcaram na mesma jornada: três de campeonato (FC Porto-Guimarães, FC Porto-Marítimo e FC Porto Leixões), um da Taça de Portugal (Belenenses-FC Porto) e outro da Liga dos Campeões (Atlético de Madrid-FC Porto). Nesses cinco jogos, Hulk e Falcao dividiram os holofotes nos golos, contrariando a tal tendência de marcarem apenas em jornadas separadas. Conseguiram-nosobretudo no Dragão, o que pode até servir de estímulo para o jogo com o Leiria.

A última época serve também para sublinhar um detalhe: sem Hulk em campo, a maior parte das vezes devido ao castigo de que foi alvo, Falcao fez 16 jogos e marcou 15 golos. A média sobe se acrescentarmos os da actual temporada. Então, nos 18 jogos sem Hulk em campo Falcao marcou... 18 golos (como se vê, em detalhe, aqui em baixo).

Para o FC Porto, o importante é que essa divisão de protagonismo não tem anulado o poder de fogo de um e outro, ainda que o colombiano pareça menos produtivo este ano. Uma aparência contrariada pelo trabalho de abrir espaços aproveitados por Hulk, que, apesar de não desdenhar marcar, também tem trabalhado a generosidade a assistir...

37
Jogos em que, no somatório das duas épocas, Hulk e Falcao partilharam o ataque do FC Porto

5
As vezes em que Hulk e Falcao marcaram golos no mesmo jogo, três delas em jogos no Dragão

23
Golos que Falcao marcou com Hulk em campo, a ver e até a contribuir com assistências nalguns deles

17
Golos de Hulk com Falcao ao lado, nalguns deles a beneficiar também dos espaços que o colombiano criou

in "ojogo.pt"

Sem comentários: