domingo, 24 de outubro de 2010

Helton vezes 250

VAI FAZER HISTÓRIA NO FUTEBOL PORTUGUÊS
 
Já são muitos os feitos alcançados por Helton desde que chegou ao futebol português, em 2002/03, para representar a U. Leiria. Mas, amanhã, o guarda-redes de 32 anos atingirá mais um. No reencontro com a formação que o trouxe para a Europa, cumprirá o seu jogo número 250 ao serviço de equipas nacionais.

No caso, só conheceu duas: U. Leiria e FC Porto, tendo já feito mais do dobro dos jogos pelos dragões do que aqueles que tinha registado em representação da equipa do Lis. Helton já é, desta forma, uma das caras mais conhecidas do futebol português, tendo superado uma série de provações até chegar à titularidade do clube que mais títulos lhe deu a ganhar.

Depois de uma mediática passagem por Leiria, onde era notícia não só pelas boas exibições que assinava, mas também por algumas questões disciplinares, Helton encontrou no FC Porto a tranquilidade de que necessitava para atingir o topo das suas capacidades. Ainda assim, a sua chegada a n.º 1 não foi imediata, registando percalços...

Baía no caminho

O internacional brasileiro entrou no FC Porto em 2005/06, numa altura em que, apesar de estar já em fim de carreira, Vítor Baía era o titular indiscutível da equipa. Helton esteve, por isso, quase meia época na prateleira, mas agarrou a primeira oportunidade que teve, com Co Adriaanse a assumir o momento de transição na baliza azul e branca.

Contudo, ganhar o lugar àquele que muitos consideram ter sido o melhor guarda-redes português de sempre talvez não tenha sido o maior feito de Helton. Mais difícil foi manter-se como n.º 1 durante todos anos que se seguiram, nos quais teve a forte concorrência interna de Nuno Espírito Santo ou Beto.

Helton não baixou a guarda, teve momentos bons e outros menos bons, mas a verdade é que se conseguiu manter sempre como titular. Por fim, já esta época e face ao que demonstrou nas anteriores, conquistou um lugar de destaque na história do FC Porto, tendo sido o primeiro capitão estrangeiro no reinado de Pinto da Costa. Agora também vai ganhar o seu lugar de destaque no futebol português e, curiosamente, na receção à equipa que o trouxe para a Europa. No Dragão, sem sentimentalismos, tudo fará para que a sua antiga equipa não marque qualquer golo, no seu jogo português número 250 e sem fim à vista...

in "record.pt"

Sem comentários: