sábado, 9 de outubro de 2010

Otamendi marca e pressiona

O FC Porto venceu ontem de manhã, no Olival, a equipa de sub-19 por 2-1, num jogo que teve duas partes de 40 minutos e que se realizou à porta fechada. O argentino Nicolas Otamendi aproveitou o treino da melhor forma e marcou o primeiro golo. Resultado: o defesa-central não desiste facilmente da titularidade e pressiona o treinador a entregar-lha de novo no próximo jogo.

Aliás, também outro central esteve em destaque: Sereno, precisamente, autor do segundo golo do jogo-treino. Maicon, o outro central que resta no Olival em período de selecções, não fez o gosto ao pé.

O jogo com Os Limianos, relativo à Taça de Portugal, vai proporcionar mexidas no onze titular. Outra coisa não é de esperar, por duas razões: o desgaste de diversos internacionais, provocado pelas longas viagens (sobretudo no caso dos sul-americanos), e a oportunidade que André Villas-Boas quer dar aos menos utilizados. Há mesmo jogadores que ainda não têm qualquer minuto nas pernas, como Kieszek, Emídio Rafael, Sereno, James e Mariano (sobre o argentino, ver texto à parte). Ora, neste contexto Otamendi quer recuperar um lugar na defesa e convencer o treinador para os próximos jogos. O golo marcado ontem serviu de motivação para o argentino e também de objecto de avaliação por parte do treinador. É que a veia goleadora do camisola 30 já não passa despercebida: marcou no primeiro jogo que realizou com a camisola portista, e também no primeiro remate que fez à baliza do Olhanense, e voltou a marcar anteontem. Na Argentina, só há registo de um golo nos jogos oficiais em que representou o Vélez Sarsfield. A característica comum entre os dois golos em jogos oficiais e o de ontem foi terem sido todos marcados com o pé. Isto apesar de o jogo aéreo ser uma das especialidades do defesa-central.

Quem não quis ficar atrás do argentino foi Sereno, outro jogador que reclama uma oportunidade de jogar. O ex-jogador do Valhadolid pode mesmo ser uma das surpresas de Villas-Boas no jogo da Taça de Portugal, no próximo fim-de-semana. Quem sabe se ao lado de Otamendi ou até numa defesa com menos elementos do que o habitual.

Com 16 jogadores disponíveis (menos um do que na véspera, porque havia o guarda-redes Kadu), André Villas-Boas utilizou-os todos. Sem agenda competitiva durante o fim-de-semana, a ideia do treinador foi dar ritmo aos jogadores com poucos minutos, da mesma forma que os que chegaram há pouco tempo aproveitaram o jogo para se ambientar aos processos da equipa. Lupeta foi o autor do golo dos sub-19.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: