terça-feira, 30 de novembro de 2010

Vítor Pontes: «Emídio poderá vir a ser excelente lateral»

EVOLUÇÃO DO JOGADOR EM DESTAQUE
 
Villas-Boas já provou ser uma pessoa de convicções e nada o faz desviar daquilo que considera essencial para a estabilidade da equipa. Vai até ao fim com as suas ideias e não deixa cair os jogadores quando a crítica não é favorável. Que o diga Emídio Rafael, que foi a surpresa em Alvalade, depois de uma exibição desinspirada em Moreira de Cónegos.

O técnico conhece-o bem dos tempos de Coimbra e não hesitou em lançá-lo às feras. Aliás, não é só Villas-Boas que vê um talento a emergir. Também Vítor Pontes, que treinou o defesa no Portimonense, regista com agrado a evolução do jogador formado no Sporting. “Quando o conheci era um atleta que se integrava bem nos movimentos ofensivos, era rápido, cruzava bem, batia-se no jogo aéreo, mas tinha de melhorar na recuperação defensiva. Acho que nesse sentido está mais equilibrado, pelo que não me surpreende esta chamada à titularidade no FC Porto. O Emídio Rafael poderá vir a ser um excelente lateral”, revelou o técnico.

Vítor Pontes vê “com agrado a evolução de um jovem com potencial e qualidades inatas para a posição que ocupa”, sublinhando a importância de trabalhar num clube da dimensão do FC Porto e ao lado de um valor como Alvaro Pereira.

Sensato

Mas como não há bela sem senão, esses privilégios também acabam por ser um fator de inibição para um jogador de 24 anos. Só assim se compreende a timidez que Emídio Rafael demonstrou a atacar frente ao Moreirense e ao Sporting. “Uma coisa é jogar no FC Porto, com todo o respeito que tenho pelos outros clubes por onde ele passou antes. Ali, a pressão é maior. Ainda não tem a confiança necessária para se aventurar no ataque. A grande preocupação do Emídio, nesta altura, é não cometer erros defensivos. Uma situação normal que tende a alterar-se à medida que vá jogando com regularidade”, salientou o técnico, assegurando que a conquista de confiança será determinante para a afirmação do jogador no FC Porto: “A qualidade do plantel leva-o a evoluir.”

in "record.pt"

Sem comentários: