sábado, 15 de janeiro de 2011

Fonte de golos no Dragão


O ciclo sem derrotas do F. C. Porto terminou no dia 2 de Janeiro, no encontro da Taça da Liga com o Nacional, mas os dragões têm outra série muito positiva em curso: há 39 jogos consecutivos que a equipa azul e branca marca pelo menos um golo em cada partida.

Desde 21 de Março do ano passado, quando perdeu a final da Taça da Liga com o Benfica (3-0), o F. C. Porto disputou 39 jogos e marcou em todos. Nas últimas 10 partidas da época passada, ainda sob o comando de Jesualdo Ferreira, e nas primeiras 29 da temporada actual, já com Villas-Boas no banco, os dragões festejaram 103 golos (média de 2,6 por jogo) e poderão dar continuidade a esta série no jogo de amanhã com a Naval, a contar para a jornada de abertura da segunda volta da Liga.

Foi a partir dessa final perdida para o rival da Luz, no Algarve, que o F. C. Porto iniciou um ciclo de 36 jogos seguidos sem perder (33 vitórias e três empates), interrompido no passado dia 2 de Janeiro, curiosamente também num jogo da Taça da Liga, diante do Nacional. Neste encontro, os portistas perderam, mas marcaram um golo, por Hulk, insuficiente para evitar o desaire ditado pelos dois golos de Anselmo nos minutos finais (1-2).

O avançado brasileiro é, de resto, o segundo maior responsável pelos 103 golos marcados pelos dragões nos últimos 39 jogos, tendo apontado 25, menos três do que Falcao, o grande goleador do plantel azul e branco, que soma 28 durante este período. Seguem-se o médio Guarín, com oito golos, e o extremo Varela, com sete, numa lista que inclui mais 19 jogadores da equipa portista, da presente época e da anterior, e ainda um autogolo de João Aurélio (Nacional), marcado na partida que os líderes do campeonato ganharam na Choupana, em Setembro.

Esta imparável série goleadora começou nos últimos 10 jogos da época passada, nos quais o F. C. Porto marcou 32 golos (média de 3,2 por partida) e continuou nos 29 realizados nesta temporada, durante a qual a equipa de Villas-Boas já apontou 71 golos (média de 2,4 por partida). Neste período, os dragões disputaram 22 jogos da Liga, oito da Liga Europa, sete da Taça de Portugal, um da Supertaça e um da Taça da Liga. Depois da Naval, amanhã, será a vez do Beira-Mar, em dois jogos (Taça da Liga e Liga), tentar travar Falcao, Hulk e companhia...~

in "jn.pt"

Sem comentários: